Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola
Filatelia no CC...
A nossa Ouriteca está ainda mais rica!
Na Biblioteca do Colégio do Castanheiro existe um espaço dedicado à Filatelia. Este espaço tem vindo a crescer com a dedicação e colaboração do Sr. Superintendente Furtado Dias, grande Filatelista e conhecedor de várias matérias. Apesar da sua ausência física nos últimos tempos, continua connosco sempre em apoio aos nossos alunos filatelistas e curiosos.
A nossa Ouriteca está ainda mais rica!
Na Biblioteca do Colégio do Castanheiro existe um espaço dedicado à Filatelia. Este espaço tem vindo a crescer com a dedicação e colaboração do Sr. Superintendente Furtado Dias, grande Filatelista e conhecedor de várias matérias. Apesar da sua ausência física nos últimos tempos, continua connosco sempre em apoio aos nossos alunos filatelistas e curiosos.
Autor: Paula Neto
Queremos agradecer ao Sr. Superintendente a sua última e generosa oferta ao Colégio. A nossa comunidade educativa passou a desfrutar de novos livros de temáticas diversas, de cariz filatélico, enriquecidos com selos de edições especiais e exclusivas.
São, sem dúvida, recursos muito sugestivos e certamente poderão servir para colaborar em trabalhos, pesquisas e investigações por parte dos nossos alunos. Os mesmos já se encontram em exposição na Ouriteca e a sua divulgação está a passar por quem nos visita.
O nosso espólio bibliográfico está cada vez mais rico e diversificado. Da exposição consta também um trabalho sobre a Europa em que a bibliografia principal é o selo. Trata-se de um trabalho de grande inspiração e riqueza e certamente será um privilégio para quem o ler.
Temos também livros muito interessantes, sobre outros países, cujas imagens nos cativam logo pelos seus selos que servem de ilustração e nos contam a sua história.
Do nosso acervo filatélico constam também alguns livros bilingues, sendo essa mais uma vantagem para quem os irá consultar. Seguem alguns registos fotográficos já com alguns alunos a fazer uso dos novos exemplares.
Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
O Livramento regressou ontem às vitórias na Série 2 da fase de manutenção e descida da II Divisão, ao bater o Reguilas por 5-2, em partida da sétima jornada.
A guerra no Médio Oriente entrou numa "fase perigosa" com ataques próximos de instalações nucleares no Irão e em Israel, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Governo dos Açores está a trabalhar em duas portarias que visam um novo regulamento de gestão dos portos de pesca e de lotas na região, revelou o executivo.
A Camélia Delicatesse Açoriana é o novo espaço de restauração na ilha de São Miguel e vai funcionar nas margens da Lagoa das Furnas, no edifício histórico “Casa dos Barcos”, que foi recentemente reabilitado. Esta é a nova aposta do grupo Bensaude Hotels e irá abrir as portas a partir de abril.
A Provedoria da Justiça afirmou que o número de reclamações relativas ao Subsídio Social de Mobilidade (SSM) “não tem sido relevante” desde a entrada em vigor do regime atual, em 2025, revelando que este ano foram apresentadas quatro queixas sobretudo por dificuldades em obter documentação para pedir reembolso e por atrasos na prestação de informação.