Açoriano Oriental
Venda de carros elétricos aumenta 77% nos Açores

Vendas de carros elétricos estão a aumentar, mas as dificuldades no carregamento doméstico e o preço das viaturas ainda trava muitas compras

Venda de carros elétricos aumenta 77% nos Açores

Autor: Ana Carvalho Melo

As vendas de carros elétricos nos Açores cresceram 77% em 2020, tendo representado menos de 4,7% das vendas totais de veículos ligeiros, de acordo com os números do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

No ano passado, venderam-se 138 viaturas ligeiras elétricas, com um claro aumento das vendas no quarto trimestre.

Num ano em que a venda de automóveis ligeiros nos Açores registou uma queda de 24,4%, devido à pandemia, a venda de veículos elétricos foi a maior de sempre na Região, ultrapassando pela primeira vez a centena num ano. Em 2019 tinham-se vendido 78 veículos ligeiros elétricos nos Açores, em 2018 foram 51 e em 2017 foram 17.
Durante todo o ano de 2020, os carros ligeiros a gasolina representaram 80,8% das vendas, a gasóleo 9,2%, os híbridos 5,3% e os elétricos 4,7%, tendo-se vendido um total de 2933 viaturas ligeiras na Região.

Segundo o empresário Antero Eduardo Rego, do Grupo Ilha Verde, os açorianos mostram cada vez apetência para a compra de viaturas elétricas, dado que estas têm vindo a ganhar cada vez mais autonomia, mas são travadas por alguns problemas.

Um desses problemas é a inexistência de condições para o carregamento doméstico da viatura. Como exemplifica o empresário, atualmente os prédios de apartamentos e mesmo as moradias sem garagem não estão adaptadas para o carregamento das viaturas. Assim o carregamento da viatura tem de ser feita nos postos públicos, situação que pelo tempo que demora desmotiva os compradores.

Outro dos problemas está relacionado com o preço de compra das viaturas que é superior ao das viaturas a combustão, apesar de existirem apoios para a sua aquisição, assim como incentivos fiscais.

Segundo Antero Eduardo Rego, apesar de a médio prazo o carro elétrico poder ser mais económico por necessitar de menos manutenção, dado que os diferentes componentes sofrem menos desgaste que nos carros de combustão, o preço inicial do veículo continua a ser um fator que inibe a compra.

Mesmo assim, o empresário defende que a Região possui as condições ideais para a mobilidade elétrica.

“Nos Açores oferecemos, a nível de distâncias e de orografia, as condições ideais para o uso do carro elétrico”, defendeu, frisando que, no entanto, “temos ainda de fazer adaptações ao nível das infraestruturas em prédios e habitações para que esta mobilidade seja ainda mais atrativa”.

Outra vantagem relaciona-se com o facto de o carregamento doméstico e preferencialmente noturno, permitir que a rede elétrica seja mais bem aproveitada, permitindo ainda um maior aproveitamento de energia elétrica de fontes renováveis produzidas em períodos de vazio.

Vendas de automóveis  caíram  22,9% em 2020

Em 2020, as vendas de automóveis ligeiros e comerciais nos Açores caíram 22,9 por cento para 3651 viaturas, segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Se o primeiro trimestre do ano acabou com um acréscimo de 0,6% nas vendas de veículos automóveis novos, relativamente ao mesmo trimestre do ano anterior, nos trimestres seguintes verificaram-se decréscimos nas vendas de veículos automóveis novos, face ao ano anterior, os quais foram de -59,4%, -10,3% e -9,6% nos segundo, terceiro e quarto trimestres respetivamente.

Das 3651 viaturas vendidas em 2020 nos Açores, 2933 eram ligeiros (80%) e 718 eram comerciais (20%).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados