Açoriano Oriental
Vaya Con Dios fecha "Noites de Verão"

A banda da diva Dani Klein, 20 anos após ter surgido no mercado, vem aos Açores. O concerto está marcado para a noite de 19 de Setembro, no palco do Campo de São Francisco. Marco Horácio e a banda de Luís Bettencourt fecham o cartaz do último fim-de-semana das "Noites de Verão"

Carregando o video...

Autor: João Alberto Medeiros

Ponta Delgada deverá assistir a um dos mais memoráveis concertos de Verão, no Campo de São Francisco, a 19 de Setembro, a encerrar as "Noites de Verão", iniciativa do Anima.

A banda belga, de renome internacional, Vaya Con Dios, que andou nos tops de todo o globo nos anos 80, promete um concerto singular, nem que seja pelo saudosismo.

Curiosamente, a banda vem a Ponta Delgada numa altura em que os ritmos latinos e o Bossa Nova estão de novo a emergir.

A banda,criada em 1986 por Dani Klein, Dirk Schoufs e Willy Lambregt, em Bruxelas, já vendeu mais de sete milhões de cópias.

Promete uma atmosfera embriagante que será protagonizada pela voz inconfundível de Dani Klein, e uma viagem a "hits" como "Neh Nah Nah", ou "Don’t Cry for Louie", ou ainda "Puerto Rico", para não elencar outros clássicos.

A banda, que possui oito álbuns, encontra-se em digressão e prepara o seu novo álbum.

Mas a festa do encerramento do Campo de São Francisco contempla também a personagem Rouxinol Faduncho.

Trata-se de uma personagem criada por Marco Horácio, mais conhecido como "o sem pescoço", e que constitui um dos maiores valores da nova geração de humoristas portugueses.

Marco Horácio - havendo ou não paredes para soltar - vai fechar no domingo, dia 20 de Setembro, as "Noites de Verão" do Campo São Francisco.

O personagem Rouxinol Faduncho é um fadista, ex-emigrante, que foi expulso da Alemanha, país onde se encontrava emigrado, dedicando-se ao contrabando de alguns produtos nacionais para venda aos portugueses emigrados, nomeadamente morcelas.

Já na Alemanha cantava fado em algumas tascas e o sucesso era estrondoso.É nesse contexto que se movimenta o Rouxinol Faduncho.

A abrir o último fim-de-semana das noites do Campo São Francisco, na sexta feira sobe ao palco a banda de Luís Gil Bettencourt, Ynot Band.

Luís Bettencourt esteve ligado a vários projectos musicais, talvez o mais expressivo de todos, a banda Viking, de Boston, onde viveu.

No seu regresso aos Açores, onde investiu numa carreira a solo, o irmão de Nuno Bettencourt, da banda "Extreme", foi responsável por um dos ciclos mais criativos da música produzida nos Açores.

O álbum "Empty Space" constitui um dos seus melhores registos sonoros.

Carlos Decq Mota, do Anima, está satisfeito com o trabalho desenvolvido durante o Verão que agora termina.

Estima-se que, por semana, 18 mil pessoas entram no Campo de São Francisco.

Aponta que 200 mil pessoas passarão pelo Campo de São Francisco até dia 20 de Setembro.

"As pessoas vão-se tornando mais exigentes e todos os anos tentamos apostar numa programação que seja transversal a vários escalões etários." - explica.

Este ano foi dada continuidade aos fim-de-semana temáticos que "têm tido muita receptividade".

"Tentámos de ano para ano melhorar sempre, o que julgo ser o segredo do Anima e da Câmara Municipal de Ponta Delgada" - declara.

Carlos Decq Mota frisa que as "Noites de Verão" "já têm sete anos e, como em tudo na vida, tem sempre que evoluir. Não nos podemos dar por satisfeitos porque o ano correu bem". A ideia é "apresentar algo de novo que também faça que aquele cartaz seja apetecível". Aguardam-se milhares de pessoas no último fim-de-semana do Campo de São Francisco.

||
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados