Moto GP

Valentino Rossi conquista o sétimo título mundial

Valentino Rossi conquista o sétimo título mundial

 

Lusa/AO online   Motores   25 de Out de 2009, 11:27

 O italiano Valentino Rossi conquistou hoje o seu sétimo título de campeão do Mundo de MotoGP, ao ser terceiro classificado no Grande Prémio da Malásia, 16.ª e penúltima prova do Mundial, ganha pelo australiano Casey Stoner

Campeão de MotoGP em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2007, o piloto da Yamaha apenas precisava de ser quarto em Sepang, de onde largou da “pole position”, mas festejou o seu nono título mundial - depois de também ter sido coroado nas classes de 250 e 125cc (1997 e 1999) - com mais uma presença no pódio.

Além de Casey Stoner, que alcançou o segundo triunfo consecutivo com a sua Ducati, à sua frente apenas ficou o espanhol da Honda Dani Pedrosa, mas Rossi só chegou ao terceiro lugar depois de o seu compatriota Andrea Dovizioso ter perdido o controlo da sua Honda a sete voltas do final.

Numa corrida cujo início teve de ser adiado 35 minutos devido a uma tempestade, Rossi controlou sempre Jorge Lorenzo, seu companheiro de equipa e único adversário na luta pelo título, terminando com mais de cinco segundos de vantagem sobre o espanhol da Yamaha, que foi quarto.

Quando já só estão 25 pontos em disputa, “Il Dottore” passou a liderar o Mundial com 286 pontos, contra 245 de Lorenzo, e revalidou o título quando falta uma prova para terminar o Campeonato do Mundo, o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, marcado para 08 de Novembro.

Rossi ficou aliviado por ter garantido a conquista do título antes da corrida de Valência: “Fomos muito rápidos com a pista seca, mas começou a chover antes da largada e tivemos de alinhar sem a afinação para piso seco. Lutámos muito para conquistar o título mundial a uma prova do fim”, disse.

Stoner, por seu turno, estava satisfeito por ter voltado a dar uma vitória à Ducati depois de ter falhado três corridas no início do campeonato devido a doença.

“Não podia esperar por mais depois da forma como a época correu. É bom regressar e conseguir um resultado como este”, afirmou Stoner, o único piloto que até agora conseguiu vencer em todas as classes no circuito de Sepang.

Nas classes inferiores, o japonês Hiroshi Aoyama celebrou o seu 28.º aniversário em estilo com o triunfo na corrida de 250cc e ficou muito perto de garantir o título mundial.

O piloto da Honda venceu o duelo com o italiano Marco Simoncelli (Gilera), que acabaria por ser declarado terceiro classificado pelo “photo finish” após um último ataque do espanhol Hector Barbera (Aprilia), segundo classificado.

Ayoama, que terminou com uma vantagem de 6,397 segundos, passou a ter mais 21 pontos que Simoncelli no Mundial e agora apenas necessita de um 10.º lugar em Valência para celebrar o título.

Nas 125cc, o espanhol Julian Simon, que na semana passada se sagrara campeão do Mundo na Austrália, alcançou a sexta vitória do ano, ao bater sobre a meta o companheiro de equipa Bradley Smith. O terceiro foi o espanhol Pol Espargaro.

Apesar de não ter ganho, Smith assegurou o segundo lugar no Campeonato do Mundo, numa corrida em que alinhou com o pé direito fracturado, devido a uma queda na qualificação de sábado.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.