Açoriano Oriental
Covid-19
USISM já vacinou 280 profissionais de saúde e 859 idosos

Idosos e profissionais de lares, casas de saúde e Unidades de Cuidados Continuados são as prioridades, devendo o objetivo ser concluído até sexta-feira

USISM já vacinou 280 profissionais de saúde e 859 idosos

Autor: Carolina Moreira/Paula Gouveia

A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) revelou ontem ao Açoriano Oriental que, desde dia 31 de dezembro, já vacinou 280 médicos, enfermeiros e assistentes operacionais e 859 idosos.

Segundo a USISM, a prioridade tem sido atribuída à população idosa e a profissionais de saúde de lares, casas de saúde e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) e ainda àqueles que se encontram na linha da frente na luta contra a Covid-19.

A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel adianta ainda que, até à próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro, deverá conseguir assegurar a vacinação de mais 867 idosos destas unidades, apesar de não conseguir precisar quantos profissionais de saúde ainda ficam por vacinar.

“Estamos a cumprir com o objetivo junto da população mais idosa e a USISM está satisfeita com o decorrer da ação até ao momento”, revela fonte da unidade de saúde.

Já o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, tinha anunciado no passado sábado a vacinação contra a Covid-19 de cerca de 400 profissionais.

Segundo nota de imprensa do conselho de administração do HDES, “nesta primeira fase a administração da vacina será efetuada aos grupos profissionais, identificados pelo Serviço de Saúde Ocupacional com risco elevado, ou seja, trabalhadores com contacto direto com doentes positivos”.


Vacinação como previsto

O diretor regional da Saúde, Berto Cabral, afirmou ontem ao Açoriano Oriental que a “vacinação está a decorrer bastante bem, dentro do que estava planificado”.

Segundo o responsável, “até ao final da semana, conseguiremos ter nas ilhas Terceira e São Miguel, as duas onde há transmissão comunitária do vírus, todas as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados e Casas de Saúde com utentes e profissionais vacinados”, sendo que, além disso, “conseguimos chegar a alguns profissionais de saúde que estão em primeira linha, na realização de colheitas, nas Urgências, em cuidados domiciliários” nas Unidades de Saúde de Ilha da Terceira e de São Miguel, e ainda nos hospitais destas duas ilhas.

“Até ao final da semana, das 9750 doses que a Região recebeu agora, um pouco mais de metade, cerca de 5000 pessoas estarão já com a primeira dose da vacina administrada”, assegurou Berto Cabral.

De acordo com a informação disponível, o segundo lote da “primeira fase” da vacinação no arquipélago deverá chegar “até ao final do mês de janeiro”, estando prevista a chegada de “três a quatro mil” doses, o correspondente a 2% das vacinas recebidas a nível nacional.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados