Açoriano Oriental
Animais
Um terço dos gatos e quase metade dos cães portugueses são obesos
Um terço dos gatos e quase metade dos cães portugueses sofre de obesidade, o principal factor de risco para a diabetes que, tal como nos humanos, se manifesta por perda de peso e aumento de sede, fome e urina.
Um terço dos gatos e quase metade dos cães portugueses são obesos

Autor: Lusa/AO online
A propósito do Mês da Diabetes Animal, que se assinala em Novembro, um hospital veterinário decidiu alertar para os factores de risco desta doença, cuja variante é muito parecida com a humana.

“Tal como nas pessoas, a obesidade é um dos principais factores de risco” da diabetes, lê-se numa nota do Hospital Veterinário das Laranjeiras.

Em Portugal estima-se que existam 30 por cento dos gatos e 40 por cento dos cães obesos.

“A diabetes animal é uma doença endócrina causada pela falta de produção de insulina”, lembra este hospital.

A identificação dos sinais clínicos mais frequentes é fundamental para uma intervenção precoce, que evita a doença grave e complicada: aumento da produção da urina, polidipsia, fome excessiva e perda de peso.

Luís Cruz, médico veterinário do Hospital Veterinário das Laranjeiras, aconselha “uma boa alimentação, exercício, controlo do peso do animal e visitas regulares ao veterinário de família”, para prevenir a diabetes.

Sobre o tratamento e diagnóstico da diabetes animal, o médico veterinário considera que este está “muito desenvolvido”.

“Hoje em dia já é possível, em Portugal, utilizar tecnologias de ponta para o diagnóstico da doença, através de aparelhos com sensor subcutâneo que conseguem medir os valores da glicose do animal 24 sobre 24 horas e obter medições de dois a três dias”, explica.

No caso dos cães e gatos diabéticos, “este tipo de tecnologia permite aferir com exatidão a existência e gravidade da doença”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados