UE/Cimeira: Líderes de acordo sobre plano de relançamento da economia de 200 milhões de euros

UE/Cimeira: Líderes de acordo sobre plano de relançamento da economia de 200 milhões de euros

 

Lusa/AO Online   Economia   12 de Dez de 2008, 10:37

Os líderes da União Europeia chegaram a acordo sobre "um plano de relançamento da economia europeia, equivalente a cerca de 1,5 por cento do PIB" dos 27, segundo o texto das conclusões provisórias da cimeira.
 Uma cópia do documento obtido pela Agência Lusa, que deverá ser formalmente aprovado ao fim da manhã, explica que este plano tem um "valor equivalente a cerca de 200 mil milhões de euros".

    O plano inspirado num projecto apresentado pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, "prevê igualmente o lançamento de iniciativas prioritárias destinadas a acelerar o ajustamento" das economias europeias "face aos actuais desafios".

    Uma versão inicial do projecto de conclusões previa um esforço orçamental de "pelo menos" 1,5 por cento do PIB mas a versão distribuída hoje de manhã pela presidência francesa da UE é menos ambiciosa, prevendo um esforço "equivalente a cerca de 1,5 por cento".

    Na quinta-feira, no primeiro dia de trabalhos, os chefes de Estado e de Governo "abriram" a reunião com um acordo político sobre a realização de um segundo referendo ao Tratado de Lisboa na Irlanda em 2009.

    Quanto ao pacote energético e climático, fontes diplomáticas disseram que se está também mais próximo de um consenso, inclusive em torno da questão mais sensível da repartição entre os Estados-membros dos esforços de luta contra os gases nocivos para o planeta.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.