Açoriano Oriental
UE/Cimeira: Líderes de acordo sobre plano de relançamento da economia de 200 milhões de euros
Os líderes da União Europeia chegaram a acordo sobre "um plano de relançamento da economia europeia, equivalente a cerca de 1,5 por cento do PIB" dos 27, segundo o texto das conclusões provisórias da cimeira.
UE/Cimeira: Líderes de acordo sobre plano de relançamento da economia de 200 milhões de euros

Autor: Lusa/AO Online
 Uma cópia do documento obtido pela Agência Lusa, que deverá ser formalmente aprovado ao fim da manhã, explica que este plano tem um "valor equivalente a cerca de 200 mil milhões de euros".

    O plano inspirado num projecto apresentado pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, "prevê igualmente o lançamento de iniciativas prioritárias destinadas a acelerar o ajustamento" das economias europeias "face aos actuais desafios".

    Uma versão inicial do projecto de conclusões previa um esforço orçamental de "pelo menos" 1,5 por cento do PIB mas a versão distribuída hoje de manhã pela presidência francesa da UE é menos ambiciosa, prevendo um esforço "equivalente a cerca de 1,5 por cento".

    Na quinta-feira, no primeiro dia de trabalhos, os chefes de Estado e de Governo "abriram" a reunião com um acordo político sobre a realização de um segundo referendo ao Tratado de Lisboa na Irlanda em 2009.

    Quanto ao pacote energético e climático, fontes diplomáticas disseram que se está também mais próximo de um consenso, inclusive em torno da questão mais sensível da repartição entre os Estados-membros dos esforços de luta contra os gases nocivos para o planeta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados