Açoriano Oriental
Turismo nos Açores está a desenvolver-se na “justa medida”

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, quis “tranquilizar” os açorianos quanto à sustentabilidade da região, afirmando que o turismo no arquipélago está a desenvolver-se na “justa medida”, rejeitando a massificação do destino.

Turismo nos Açores está a desenvolver-se na “justa medida”

Autor: Lusa


“Quero tranquilizar todos. Estamos a fazer bem um percurso que promove riqueza, empregabilidade e prestígio aos Açores e a cada uma das nossas ilhas enquanto destino de natureza. Por isso, [estou] confiante de que as políticas públicas são assertivas. Não pela massificação, mas pela excelência”, afirmou o líder regional aos jornalistas, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa.

O chefe do executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) afirmou que o Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores 2030 (PEMTA), que está em consulta pública, tem como “principal substrato” a sustentabilidade social, económica e ambiental.

“Queremos desenvolvimento e progresso fundados na nossa sustentabilidade. E estamos a fazê-lo sempre na justa medida. É por isso mesmo que este Plano Estratégico e de Marketing tem como principal substrato a questão da sustentabilidade”, sinalizou.

Bolieiro reforçou que a natureza é o “ativo” e a “grande referência” do turismo da região.

Na quinta-feira, a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas apresentou, em Ponta Delgada, o documento de revisão do PEMTA 2030, produzido pelo IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, documento que está em discussão pública durante 30 dias.

Segundo o Governo Regional, a revisão do PEMTA pretende “consolidar três objetivos estratégicos, nomeadamente, o aumento da procura, a mitigação da sazonalidade e uma maior distribuição de fluxos pelas nove ilhas açorianas”.

Os Açores contabilizaram cerca de 3,2 milhões de dormidas em alojamentos turísticos em 2022, um valor acima do de 2019, em que tinha sido registado um valor recorde, segundo dados do Serviço Regional de Estatística (SREA).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados