Zona Euro

Trichet pede respeito "rigoroso" do Pacto de Estabilidade

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, exortou hoje os países da zona euro a respeitar de forma "rigorosa" o Pacto de Estabilidade europeu sobre a redução dos défices.


    "Uma aplicação rigorosa do Pacto de Estabilidade e de Crescimento europeu é essencial", declarou, numa conferência sobre o euro em Bruxelas, mostrando-se satisfeito pela maioria dos países estar a respeita-lo.

    "Por todas as razões possíveis, em particular a coesão da zona euro, o Pacto é para nós extraordinariamente importante e constitui um elemento essencial da união económica e monetária", acrescentou Trichet.

    Segundo Trichet, a maioria dos países da zona euro compreenderam que o saneamento dos orçamentos e a eficiência nas despesas públicas são do seu próprio interesse.

    Reconheceu, no entanto, que "existem problemas" em alguns países e recordou que, neste contexto, o Pacto de Estabilidade prevê a imposição de sanções em caso de desrespeito reiterado.

    "Não sou pessimista" neste quadro, disse Trichet, acrescentando que, até a data, os membros do euro "têm feito um bom trabalho".

    Este apelo ao prosseguimento da redução dos défices surge numa altura em que a França optou no seu orçamento para 2008 por limitar-se a estabilizar os défices apesar dos apelos dos seus parceiros europeus por prosseguir na via da redução.

    Verifica-se também depois de a Comissão Europeia ter dito que as consequências da crise do crédito hipotecário podem reduzir em 0,3 pontos percentuais o crescimento económico da Zona Euro em 2008, o que poderá obrigar os governos a rever os seus orçamentos.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares