Açoriano Oriental
Literatura
Trasladação de Albert Camus para o Panteão objecto de debate
O projecto do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de trasladar para o Panteão os restos mortais de Albert Camus suscitou reacções hostis de intelectuais e políticos que temem uma "recuperação" da imagem do autor, Prémio Nobel da Literatura em 1957.

Autor: Lusa / AO online
 Há uma semana, Sarkozy defendeu a trasladação, considerando que "seria um símbolo extraordinário(...) fazer entrar Albert Camus no Panteão", meio século após a sua morte num acidente de viação.

Nesse sentido, segundo o jornal Le Monde, o presidente francês já em tempos entrara em contacto com os membros da família de Camus para obter o seu acordo.

Em finais de 2007, por exemplo, esteve reunido com a filha do romancista, Catherine Camus, Antoine Gallimard e uma dezena de escritores franceses e argelinos, num almoço organizado pela sua assessora Catherine Pégard, antiga jornalista do Point.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.