Ajuda externa

Thomsen diz que demora em agir sempre torna as coisas um pouco mais difíceis

O líder da equipa do Fundo Monetário Internacional disse que se o pedido português de auxílio tivesse sido mais rápido teria evitado uma quebra tão profunda na economia portuguesa.


“A demora em agir torna sempre as coisas mais difíceis quando finalmente se tomam as medidas. A economia terá de cair antes de recuperar, e se as medidas tivessem sido tomadas antes, este ir para cima e para baixo não teria sido tão profundo”, afirmou Poul Thomsen.

Poul Thomsen disse que “durante este período, quando o Governo teve problemas em financiar-se no mercado no médio e no longo prazo, vimos um aumento do endividamento de curto prazo e isso reduziu a liquidez no sistema bancário”.

O responsável disse ainda não ter dúvidas que a situação “tornou mais difícil” a posição dos bancos portugueses.

“Os créditos que deveriam ter ido para as pequenas e médias empresas tiveram de ir para o Governo e isso poderia ter sido evitado, mas estamos onde estamos, e penso que temos um programa bom e equilibrado”, concluiu Thomsen.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias