Açoriano Oriental
Suspender reutilização de manuais escolares foi má medida, acusa associação Zero

A suspensão da reutilização de manuais escolares foi uma má medida em termos ambientais, considera a organização ambientalista Zero, segundo a qual a decisão implica um abate acrescido de 92.500 árvores.

Suspender reutilização de manuais escolares foi má medida, acusa associação Zero

Autor: LUSA/AO online

A medida, da Assembleia da República e no âmbito do orçamento suplementar para 2020, implica também a emissão de mais 1.500 toneladas de dióxido de carbono (CO2) e um gasto acrescido de 130 milhões de litros de água, segundo as contas da Zero.

A decisão “demonstra como a sustentabilidade ainda não encontrou na agenda política”, diz a Zero em comunicado.

“A Zero considera que esta tomada de decisão demonstra que os partidos políticos (e vários outros ´stakeholders´ envolvidos no debate), quando confrontados com um problema, têm uma clara tendência para não ponderar os aspetos da sustentabilidade e avançarem com decisões com total desconsideração pelos impactos que terão em termos ambientais”, acrescenta.

A organização lamenta que não se tenham debatido alternativas, como manter a entrega de manuais para reutilização pelo menos nos anos de mudança de ciclo e no 12.º ano, ou deixar a decisão ao critério das escolas, ou mesmo manter a entrega dos manuais para reutilização por todos os alunos que possam ter acesso a recursos digitais.

Na semana passada o ministro da Educação informou que o Governo iria suspender a devolução de manuais escolares, de acordo com a Assembleia da República, que aprovou uma proposta (do CDS-PP) nesse sentido, no âmbito da Comissão de Orçamento e Finanças

“Orçamentalmente e financeiramente, toda esta operação vai implicar agora uma dotação de cerca de 150 milhões de euros que não estavam previstos, nem ficaram previstos, no Orçamento Suplementar”, disse na altura Tiago Brandão Rodrigues.

A Zero diz acreditar que a decisão ainda possa ser corrigida.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.