Açoriano Oriental
Sistema que prevê risco de ataque cardíaco vence concurso BES/TSF
Um novo sistema informático que monitoriza os sinais vitais de doentes hospitalizados nos cuidados intensivos, prevendo o risco de ataque cardíaco num espaço de 24 horas, venceu hoje o Concurso Nacional de Inovação BES/TSF, anunciou a organização.

Autor: Lusa / AO online
O projecto, em fase piloto, recolhe informação em tempo real, através de sensores ligados aos doentes e de testes laboratoriais, e indica os factores que mais contribuem para o risco de ataque cardíaco, permitindo prever um evento com uma taxa de sucesso de quase 70 por cento, acrescenta a organização, em comunicado.

Além deste protótipo, desenvolvido pela Feedzai, foi também premiado um projecto integrado de optimização energética em edifícios, uma nova técnica de construção de torres eólicas, a possibilidade de produzir trufas em estufas e uma técnica inovadora de regeneração óssea.

O concurso, promovido pelo Banco Espírito Santo e a rádio TSF, contou, nesta edição, com 179 candidaturas em áreas consideradas estratégicas para a economia nacional, como energia, tecnologias da Saúde, novos materiais e processos industriais, Biotecnologia e Agro-Industrial e Tecnologias de Informação e Serviços.

A cumprir cinco edições, o Concurso Nacional de Inovação já conta com mais de 860 participantes, tendo premiado 28 projectos, num total de um milhão e 750 mil euros.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados