SINTAP reivindica pagamento das progressões dos trabalhadores da saúde na Região

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos - SINTAP - reivindica o pagamento das progressões dos trabalhadores dos hospitais e unidades de saúde de ilha dos Açores, vencidas a 1 de janeiro de 2019 na sequência do descongelamento das progressões a partir de 2018, no âmbito do Orçamento de Estado.



Em comunicado, o SINTAP alerta e reivindica "o reconhecimento do direito vencido por estes trabalhadores à sua progressão, procedendo-se para o efeito ao imediato pagamento dos retroativos em falta desde 1 de janeiro de 2019".

Ainda no âmbito da saúde, o SINTAP relembra e reivindica a "contagem do tempo de serviço dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica de 1,5 por cada ano de serviço à semelhança do que acontece na Madeira e de que tem vindo a ser a política nalguns serviços de saúde do continente".

O sindicato reivindica também a aplicação à Região do acordo nacional para os demais "técnicos de saúde das carreiras não revistas, cuja proposta foi já enviada por este sindicato à tutela e se encontra incompreensivelmente há demasiado tempo parada".

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias