Açoriano Oriental
Sinfonietta de Ponta Delgada abre programação do Teatro

Com programação diversificada até dezembro, Teatro Micaelense recebe espetáculos do Festival Internacional dos Açores e um concerto da Banda Fundação Brasileira com a cantora Aurea

Sinfonietta de Ponta Delgada abre programação do Teatro

Autor: Sara Lima Sousa

O  Teatro Micaelense apresentou oficialmente ao público a programação para o último quadrimestre do ano, numa sessão que teve lugar ontem, inteiramente no palco, e contou com a presença dos artistas e agentes culturais protagonistas da temporada.

No ano em que celebra 20 anos da sua reabertura, o Teatro Micaelense garante uma programação diversificada, de setembro a dezembro, com muita música, teatro, dança, comédia, cinema e circo.

A nova temporada artística começa com um concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, “Sonho de uma noite de Verão”, no dia 7 de setembro. O espetáculo promete ser “uma experiência imersiva de luz, som e vídeo-projeção”, um ambiente criado para “transformar o sonho em realidade”.

Na semana seguinte decorre a 19.ª edição do Festival Internacional dos Açores (FIA), que marca o programa do mês com as participações musicais da pianista Gülsin Onay e da soprano Carla Caramujo (13 de setembro) e da cantautora Cristina Clara (20 de setembro).

Ainda na música, o Teatro Micaelense vai ter espetáculos do Conservatório Regional de Ponta Delgada (1 de outubro), da Banda Fundação Brasileira com o grupo coral Laudum Dei (4 de outubro) e com a Aurea (2 de novembro), em duas sessões distintas, e do Coral de São José, no concerto  “Clássicos de Natal” (8 de dezembro).

A vertente do teatro também integra o programa do FIA com a apresentação de “O Meu Amigo H.” (15 de setembro), da companhia Teatro Nacional 21, de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu.

Além disso, o teatro está representado pelo espetáculo “Animais Domésticos”, do Coletivo POP (23 de novembro), e “Feliz Aniversário” (30 de novembro), encenado por João Baião.

No cinema, no dia 1 de outubro, homenageia-se o compositor Ryuichi Sakamoto com um filme-concerto deixado pelo próprio, antes de falecer, no qual estão reunidas vinte peças que abrangem toda a sua carreira e vida no piano. Na mesma área artística, decorrem sessões do Ciclo de Autores ao longo dos próximos meses, com destaque para filmes de Wim Wenders (23 de outubro) e Benoît Jacquot (13 de novembro).

Nos dias 21 e 22 de outubro, tem lugar uma sessão para escolas chamada “Mostra Cinema Sem Conflitos 2024”, que é uma iniciativa dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que promove o debate e a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade.

A 1.ª edição do Azorean International Film Festival, que inclui uma Mostra de Cinema Açoriano, encerra a programação do ano no teatro e acontece nos dias 20 e 21 de dezembro.

A comédia sobe ao palco do Teatro Micaelense a 18 e 19 de outubro e a 15 de novembro com  “Palcomédia VI” e “Tragédia A La Carte”, nomeadamente. O primeiro espetáculo tem como anfitrião Helfimed e conta com a participação de nomes como  Tia Maria do Nordeste, João Seabra, Carlos Vidal, Carol Branco e Pedro Oliveira. O segundo terá César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda a improvisar em humor no palco, num espetáculo que promete ser “uma desgraça”.

Na agenda está também prevista uma “Tarde de Circo”, no dia 9 de novembro, na qual os espectadores serão levados “numa jornada emocionante, repleta de acrobacias, malabarismo e outras performances impressionantes”.

Entre outras iniciativas, estão programadas para dia 13 de outubro duas sessões produzidas pelo Estúdio 13: uma performance intitulada “Terra” e o espetáculo de dança “Fogo”. 

São ainda propostas duas oficinas. “No Palco do Mundo”, a 19 de outubro, é uma atividade de expressão dramática direcionada a famílias com crianças a partir dos 10 anos. Já “Orquestrando Objetos”, a 16 de novembro, tem como propósito trabalhar a expressão musical e como público-alvo famílias com crianças a partir dos 5 anos.

Maria José Duarte abriu a sessão que deu a conhecer o novo programa deste espaço cultural “com muito orgulho”, afirmou. “Tal como tem sido apanágio desta administração, a nossa programação tem sido eclética, com qualidade, e vai ao encontro dos interesses das várias faixas etárias do nosso público. O último quadrimestre de 2024 não será exceção”, destacou a presidente do conselho de administração.

A programação dos próximos meses, conforme apresentado ontem no decorrer do evento, é também direcionada para as escolas, para as famílias e para os idosos, inerentes ao Serviço Educativo da instituição, bem como engloba espetáculos com artistas locais, nacionais e internacionais. Existem ainda atividades permanentes disponíveis para grupos, por marcação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.