Açoriano Oriental
Sindicato de pescadores dos Açores quer ativação automática do Fundopesca

O Sindicato Livre dos Pescadores, Marítimos e Profissionais Afins dos Açores defendeu hoje a ativação automática do Fundopesca (destinado a compensar os pescadores), devido às condições do estado do mar e à pandemia da covid-19.

Sindicato de pescadores dos Açores quer ativação automática do Fundopesca

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado de imprensa, o sindicato assinala que, “no âmbito da pandemia” e das “condições de mau tempo das últimas semanas”, que obrigaram à “paragem temporária de embarcações”, justifica-se a “ativação automática do Fundopesca”.

O Fundopesca foi criado em 2002 pelo Governo Regional com o objetivo de atribuir uma compensação salarial aos pescadores dos Açores em determinadas situações que os impeçam de exercer a sua atividade.

O sindicato defende que as condições necessárias para ativar o Fundopesca encaixam-se “perfeitamente na situação” atual, em que os pescadores estão “extremamente condicionados e cujos rendimentos são cada vez mais baixos”.

O Sindicato Livre dos Pescadores, Marítimos e Profissionais Afins assinala ser “urgente” a alteração do conselho administrativo da Fundopesca, devido à “mudança de Governo dos Açores”, ocorrida em 24 de novembro, com a tomada de posse de José Manuel Bolieiro, do PSD, como novo presidente do executivo açoriano.

“É preciso mais investimento na pesca, no setor e nos pescadores. Fazer desta profissão algo muito digno, sem mais discriminações ou estigmas, na qual seja aprazível exercê-la”, lê-se no comunicado de imprensa.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.