Autor: Lusa
Segundo informação disponibilizada à agência Lusa pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Transportes dos Açores, desde o dia 15 de junho e as 16h00 de segunda-feira (24 de julho), o serviço ‘shuttle’ (assegurado por autocarro) transportou 18.626 pessoas, sendo 362 residentes.
Com o transporte de ‘shuttle’ no acesso à Lagoa do Fogo, a circulação automóvel ficou limitada às viaturas dos residentes e vedada a automóveis de ‘rent-a-car’.
O ‘shuttle’ é gratuito para os residentes e tem um custo de cinco euros para não residentes.
Este serviço de transporte, prestado pela empresa Atlântico Energy, sai da Caldeira Velha, no concelho da Ribeira Grande, e termina na Casa da Água, na Lagoa, fazendo depois o percurso inverso.
O transporte funciona em regime ‘hop on hop off’ e cobre cerca de 14 quilómetros, passando por seis pontos de atração turísticas, das 09:00 às 19:00, todos os dias da semana, incluindo feriados nacionais, regionais ou municipais, até ao dia 30 de setembro.
Segundo a informação hoje revelada, o dia da semana mais procurado pelos visitantes da Lagoa do Fogo é o sábado, seguindo-se a segunda-feira e o domingo, sendo a quarta-feira o dia que regista menos procura.
Os horários com maior procura são das 10h00 às 11h00, das 11h00 às 12h00 e das 12h00 às 13h00.
A média de bilhetes por dia é de 454, sendo que o máximo de bilhetes vendidos num dia (863) foi registado em 19 de junho e o mínimo (103) a 07 de julho (excluindo os primeiros dois dias de operação) do serviço.
O serviço ‘shuttle’ é assegurado com três autocarros (inicialmente foram dois, até à segunda quinzena de julho, devido a problemas técnicos).
Em relação a infraestruturas de apoio, segundo a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Transportes dos Açores, existem parques de estacionamento em Caldeira Velha (capacidade para 101 lugares), Casa da Água (60 lugares) e Casa da Água (100 lugares) e dois espaços para estacionamento adicional (para visitantes em viatura própria/residentes) no miradouro do Pico da Barrosa e no miradouro da Lagoa do Fogo.
O presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, acompanhado pela secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, realizou a viagem ‘shuttle’ à Lagoa de Fogo, durante cerca de uma hora, para “fazer a verificação” no terreno da aplicação da medida.
-
Governo paga 200 milhões de dívidas em atraso a fornecedores na saúde
Autorizações da República à Região para ir à banca transformar dívida comercial em dívida financeira permitiram regularizar os pagamentos na saúde, nalguns casos em atraso desde 2012
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”