Segurança Social já pagou pensões de janeiro com aumentos

A Segurança Social pagou na segunda-feira as pensões já com os aumentos previstos para 2023, medida que abrange 2,7 milhões de pensionistas e que custa 1.265 milhões de euros, avançou a tutela.



Em comunicado, o gabinete da ministra Ana Mendes Godinho indica que "a Segurança Social procedeu, dia 09 de janeiro, ao pagamento das pensões de janeiro, com os aumentos previstos para 2023".

O pagamento foi assim efetuado, apesar de a portaria que prevê a atualização ter sido publicada em Diário da República apenas na segunda-feira ao final do dia.

"No total, são aumentadas 3,7 milhões de pensões, que beneficiam 2,7 milhões de pensionistas da Segurança Social e CGA [Caixa Geral de Aposentações]", realça o gabinete, acrescentando que "a medida tem um custo anual de 1.265 milhões de euros".

Em causa estão aumentos de 4,83% para as pensões até 960,86 euros (valor correspondente a dois IAS - Indexante de Apoios Sociais), de 4,49% para pensões entre 960,87 euros e 2.882,58 euros (entre dois a seis IAS) e de 3,89% para pensões de valor igual ou superior a 2.882,59 euros (entre seis e 12 IAS).

No dia 19, serão também pagas as pensões da CGA, com os aumentos previstos, segundo o ministério.

A portaria que estabelece os aumentos anuais das pensões para 2023 foi publicada na segunda-feira em Diário da República, produzindo efeitos em 01 de janeiro.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP