Açoriano Oriental
SDEA acompanha 40 intenções de investimento no valor de 140ME

O presidente do conselho de administração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) afirmou hoje que aquela empresa do serviço público açoriano tem em carteira 40 intenções de investimento, no montante de 140 milhões de euros.

SDEA acompanha 40 intenções de investimento no valor de 140ME

Autor: Lusa/AO online

“A SDEA tem em carteira, neste momento, 40 intenções de investimento e elas terão aqui o seu percurso natural. Certamente algumas vão-se concretizar, outras não. O nosso trabalho é criar condições para que todas se concretizem. E é com essa determinação que trabalhamos diariamente”, disse Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas.

O presidente da SDEA, criada em 2015, e que concebe e executa políticas de estímulo ao desenvolvimento empresarial, visando o reforço da competitividade, produtividade das empresas açorianas, inovação e empreendedorismo, falava após a audição na Comissão eventual de Inquérito ao Setor Público Empresarial Regional e Associações Sem Fins Lucrativos Públicas, em Ponta Delgada.

Vítor Fraga acrescentou que destas 40 intenções de investimento que a SDEA acompanha, "50% são no setor do turismo, 25% na área das tecnologias de informação e comunicação, 10% no sector da indústria e 5% nas pescas e aquacultura".

E concretizou: “Houve um incremento na área das tecnologias de informação e comunicação a que não está alheio naturalmente o projeto Terceira Tech Island que temos vindo a promover junto das empresas desta área de atividade em termos nacionais e internacionais”.

O projeto Terceira Tech Island é uma iniciativa do Governo dos Açores que visa atenuar os efeitos sociais e económicos que resultaram da redução da presença militar e civil norte-americana na Base das Lajes.

O objetivo do Terceira Tech Island é transformar a ilha num centro de empresas tecnológicas.

“É um projeto estruturante e que assenta em várias vertentes desde logo a qualificação de recursos humanos”, sublinhou Vítor Fraga.

Em sede de comissão, o responsável destacou que a SDEA tem "resultados líquidos positivos com um grau de execução de 100%" no seu plano, sublinhando que se trata de uma organização "fundamental" que "tem vindo a desempenhar aquela que é a sua missão" de "ser um parceiro estratégico para as empresas açorianas e para todos aqueles que pretendem investir na região".

Perante os deputados, Vítor Fraga salientou, por exemplo, o impacto para a economia do projeto Marca Açores, indicando que "o volume de vendas das empresas que aderiram aquele selo teve um incremento de 22%".

Segundo sublinhou, é “um projeto claramente vencedor”, acrescentando que já foram atribuídos 3.012 selos da Marca Açores, que promovem a valorização dos produtos açorianos.

“Temos vindo a desenvolver a atividade quer na captação de investimento promovendo as potencialidades da região e acompanhando os projetos de investimento que vão surgindo no arquipélago, quer ao nível da promoção dos produtos com a Marca Açores, da internacionalização e das exportações das empresas”, reforçou ainda.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados