Ucrânia

Rússia culpa ucranianos por insucesso dos corredores humanitários

O chefe da delegação russa às conversações com a Ucrânia acusou Kiev de ter impedido a retirada de civis das zonas de combate, horas antes do início da terceira ronda de negociações.



Vladimir Medinsky disse a uma televisão russa que o estabelecimento de corredores humanitários será discutido de novo no encontro que estava previsto para começar na Bielorrússia pelas 17f00 locais.

“Os nacionalistas que tomaram posições nas cidades continuam a manter lá civis e a utilizá-los direta e indiretamente, inclusive como escudos humanos, o que é obviamente um crime de guerra”, disse Medinsky na televisão estatal russa.

A criação de corredores humanitários foi discutida na segunda ronda de negociações, realizada na quinta-feira, 03 de março.

A medida destinava-se a retirar civis de zonas de combates e a entregar alimentos e medicamentos, mas não foi aplicada com sucesso, com ambas as partes a responsabilizarem o lado contrário.

A primeira ronda de negociações realizou-se a 28 de fevereiro, também na Bielorrússia, quatro dias depois do início da invasão da Ucrânia pela Rússia.


PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias