Rússia abandona tratado com EUA para reconversão de plutónio

O Presidente russo, Vladimir Putin, promulgou uma lei que suspende o tratado com os Estados Unidos de reconversão do plutónio militar em combustível nuclear para uso pacífico.


 

Putin, que na semana passada evocou a importância deste tratado pata a “segurança internacional”, acusa os EUA de não o cumprirem por meras razões financeiras.

“Nós gastamos dinheiro e construímos uma fábrica [de reconversão]. Acaso somos mais ricos que os EUA?”, questionou, acrescentando que ao reciclar o material radioativo em vez de o destruir industrialmente, Washington se arroga o direita a reutilizar “em qualquer momento” o plutónio com fins militares.

O tratado, assinado há 15 anos, insere-se no programa de desarmamento estratégico acordado entre a Rússia e os Estados Unidos após o fim da Guerra Fria.

Ele previa reconverter 34 toneladas de plutónio militar usado no fabrico de bombas atómicas em combustível MOX, uma mistura de óxido de urânio e óxido de plutónio.

A cessação deste tratado segue-se à suspensão decidida por Moscovo no princípio de outubro do acordo russo-norte-americano de cooperação em matéria de investigação nuclear e energética.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP