RIAC disponibiliza adesão à Chave Móvel Digital

RIAC disponibiliza adesão à Chave Móvel Digital

 

AO Online/Gacs   Regional   22 de Jun de 2018, 17:00

As lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) já disponibilizam, sem qualquer custo para os cidadãos, o serviço de ativação da Chave Móvel Digital (CMD), sistema inovador de autenticação que permite o acesso a diversos portais públicos e privados.

Este é um processo simples e rápido, que apenas requer que o cidadão se dirija a uma loja RIAC, fazendo-se acompanhar do seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e do seu telemóvel ou possibilidade de acesso à sua caixa de e-mail.

No caso dos cidadãos estrangeiros, devem fazer-se acompanhar do passaporte e, igualmente, telemóvel ou acesso à respetiva caixa de e-mail, ficando a CMD ativa no momento.

A Chave Móvel Digital é um sistema inovador de autenticação que associa o número de telemóvel aos dados de identificação do cidadão, permitindo simplificar, em muito, o acesso a diversos portais - públicos e privados - como sejam, os sítios das Finanças ou Segurança Social, bem como o próprio portal de serviços da RIAC.

 Nesse sentido, o processo de acesso aos referidos portais pode passar a ser feito, apenas, através do número de telemóvel e de uma senha única de quatro dígitos, sendo gerada uma chave de acesso, enviada ao cidadão por SMS ou e-mail, entre outras possibilidades.

 Desta forma, deixa de ser necessária uma identificação e palavra-passe para cada portal, sendo que o processo de utilização da assinatura digital se realiza do mesmo modo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.