Açoriano Oriental
Açores/Governo
Revitalizar setor do turismo no pós-covid é desafio "enorme"

O novo Governo dos Açores diz que, "ultrapassada a atual situação de exceção" provocada pela covid-19, "o desafio de revitalização do sector do turismo será enorme" e uma "preocupação central da nova governação".

Revitalizar setor do turismo no pós-covid é desafio "enorme"

Autor: Lusa/AO Online

A consideração integra o Programa de Governo, hoje entregue no hemiciclo regional e disponibilizado à imprensa, sendo que o debate e votação do texto decorrerá na próxima semana.

A próxima década, advoga o executivo formado por PSD, CDS e PPM, "oferece a oportunidade inadiável de consolidar" a "base estratégica" dos Açores, "com uma aposta clara na qualidade do turismo" regional.

"A melhoria das acessibilidades aéreas com o continente português teve um impacto imediato e significativo no crescimento de todos os indicadores turísticos", é defendido pelo Governo dos Açores.

O executivo de coligação compromete-se a apoiar, "com determinação, a recuperação empresarial do pós-covid", e garante ainda que "apostará, com convicção, na consolidação setorial da próxima década".

"Até lá, é urgente estabelecer um plano de emergência de apoio financeiro às empresas do sector turístico, como forma de ultrapassar ou minimizar os efeitos desastrosos decorrentes da pandemia", prossegue o Programa de Governo.

Garantindo um "pensamento estratégico" para o setor, o executivo compromete-se também a aprovar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável para a década 2021-2030.

"O Turismo de Natureza é a base da oferta associada ao destino Açores. Mas este Governo quer ir mais longe e desenvolver outros produtos com alto valor acrescentado, como o Turismo Residencial, o Turismo de Saúde, o Turismo de Bem-Estar, o Turismo Sénior, o Turismo Cultural e Religioso, como forma de diminuir a sazonalidade do nosso destino", é ainda dito.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados