Autor: Lusa/AO Online
A consideração integra o Programa de Governo, hoje entregue no hemiciclo regional e disponibilizado à imprensa, sendo que o debate e votação do texto decorrerá na próxima semana.
A próxima década, advoga o executivo formado por PSD, CDS e PPM, "oferece a oportunidade inadiável de consolidar" a "base estratégica" dos Açores, "com uma aposta clara na qualidade do turismo" regional.
"A melhoria das acessibilidades aéreas com o continente português teve um impacto imediato e significativo no crescimento de todos os indicadores turísticos", é defendido pelo Governo dos Açores.
O executivo de coligação compromete-se a apoiar, "com determinação, a recuperação empresarial do pós-covid", e garante ainda que "apostará, com convicção, na consolidação setorial da próxima década".
"Até lá, é urgente estabelecer um plano de emergência de apoio financeiro às empresas do sector turístico, como forma de ultrapassar ou minimizar os efeitos desastrosos decorrentes da pandemia", prossegue o Programa de Governo.
Garantindo um "pensamento estratégico" para o setor, o executivo compromete-se também a aprovar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável para a década 2021-2030.
"O Turismo de Natureza é a base da oferta associada ao destino Açores. Mas este Governo quer ir mais longe e desenvolver outros produtos com alto valor acrescentado, como o Turismo Residencial, o Turismo de Saúde, o Turismo de Bem-Estar, o Turismo Sénior, o Turismo Cultural e Religioso, como forma de diminuir a sazonalidade do nosso destino", é ainda dito.