Revista de imprensa nacional

A previsão dos gastos do Governo com viagens oficiais, o investimento público inscrito no Orçamento de Estado para a área da investigação e o perfil dos toxicodependentes portugueses fazem hoje as manchetes dos matutinos lisboetas.


O Correio da Manhã (CM) titula "Estado gasta 61 milhões em viagens", referindo que, no próximo ano, o Governo prevê gastar mais de 61,6 milhões de euros em deslocações e estadas.

    A previsão está inscrita na proposta de Orçamento de Estado para 2008 e, segundo o jornal, representa um aumento de dez milhões de euros em relação a corrente ano, em que Portugal preside à União Europeia.

    O jornal destaca ainda os receios da antiga provedora da Casa Pia de Lisboa Catalina Pestana, que afirma temer "pela vida das vítimas" da instituição.

    O início do julgamento da figura do jet set Maria das Dores, acusada de ter mandado matar o marido, e a vitória do Sporting (4-1) frente à Naval são outros destaques na capa do CM.

    O Jornal de Notícias (JN) destaca a chegada do "choque tecnológico" à investigação, adiantando que o investimento público previsto na proposta de Orçamento de Estado para 2008 atinge nesta área pela primeira vez 1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), atingindo os 1.700 milhões de euros.

    O jornal revela ainda que o Estado "contrata cinquenta 'superdoutores' estrangeiros com salários acima da média".

    O desejo do presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, ser julgado no Alentejo por um dos casos do processo "Apito Dourado" e a detenção por tráfico de droga de um dos arguidos do caso "Paserelle" são outros assuntos destacados pelo JN.

    O Público escreve na manchete que "quase 40 por cento dos toxicodependentes de rua nunca fizeram tratamento", citando dados de um estudo de caracterização do Instituto da Droga e Toxicodependência, que revela ainda que a maioria dos inquiridos tem familiares que também consomem drogas.

    O matutino chama ainda à primeira página o risco de adiamento das eleições no Paquistão, depois de o presidente Pervez Musharraf ter decretado o estado de emergência no país, e a primeira imagem conhecida do rosto do faraó Tutankamon, três mil anos após a sua morte.

    O Diário de Notícias (DN) faz manchete com as novas regras da União Europeia para os alimentos que alegam efeitos benéficos para a dieta ou saúde e escreve "Iogurtes têm de provar que fazem bem à saúde".

    Destaca ainda a descoberta em Portugal de um quadro do pintor italiano Tintoretto e os desafios do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, até ao final do mandato.

    O 24Horas diz na chamada principal da primeira página que quatro amigos do casal McCann vão ser constituídos arguidos no caso da menina desaparecida de um apartamento no Algarve a 03 de Maio.

    O jornal refere que Jane Russel, Russel O'Brien, Matthew Oldfield e David Payne "passam a arguidos" e que a Polícia Judiciária já escreveu carta para enviar para Inglaterra para que os quatro voltem a ser ouvidos, agora na condição de arguidos.

    O Jornal de Negócios (JdN) entrevistou o ministro do Ambiente, Nunes Correia, sobre o novo modelo para a gestão do sector da água, que segundo o ministro irá criar entre 40 a 50 concessões privadas.

    "Indústria privada da água vai explodir", titula o jornal, adiantando que o capital da empresa Águas de Portugal será aumentado em 300 milhões para concretizar as metas traçadas pelo QREN.

    "IRS: Cinquenta mil contribuintes doaram parte do imposto pago em 2006" e "Vendas de carros topo de gama em Portugal crescem acima da média europeia" são outros temas em destaque no JdN.

    O Diário Económico faz manchete com a abertura de um banco do grupo Espírito Santo no Dubai.

    Destaca ainda que a portuguesa EFACEC fornece uma central nuclear norte-americana e que o fisco não devolve IRS a quem mantém dívidas.

    O avançado brasileiro Liedson, autor de um dos quatro golos com que o Sporting bateu a Naval em encontro da nona jornada da liga portuguesa de futebol, por 4-1, faz o pleno nas manchetes dos jornais desportivos de hoje.

    “Ele e mais dez!”, titula A Bola, sublinhando que “Liedson resolve com um golo do outro Mundo” e que está “a um golo da centena com a camisola leonina”.

    Na sua manchete, o Record fala em “Liedshow”, referindo que o “Golo 100 está próximo” e destacando a qualidade do tento apontado pelo brasileiro: “Leão chega-se à frente com obra-prima do Levezinho”.

    Ao contrário dos outros dois desportivos, O Jogo defende que “Liedson chegou aos 100!” golos com a camisola leonina e garante que os “Leões tremem mas acabam por golear”.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP