Açoriano Oriental
Restrições de circulação em Lisboa aumentam anúncios de venda de carros na Interne
As restrições de circulação no centro de Lisboa para os carros com matrículas anteriores ao ano 2000 fizeram disparar a colocação de anúncios de venda de automóveis na internet no mês de janeiro.

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Standvirtual (www.standvirtual.pt), que afirma ser o maior portal de veículos em Portugal, nos primeiros 20 dias de janeiro o número de anúncios de carros para venda, datados até ao ano 2000, subiu 50% para 4.139 anúncios, face ao mesmo período do mês de dezembro.

Já numa comparação homóloga, entre 01 e 20 de janeiro de 2014, o número de anúncios colocados para a venda de carros com data de matrícula inferior ao ano 2000 era de 375.

Em dezembro passado, o Standvirtual já tinha registado um aumento de 6% na pesquisa de automóveis com data posterior a 2000, comparativamente com o mês anterior.

Já em janeiro deste ano, a procura por estes automóveis aumentou cerca de 11% face a dezembro.

Mas a pesquisa disparou no dia 15 de janeiro, data a partir da qual os automóveis com matrículas mais antigas passaram a estar proibidos de circular entre as 07:00 e as 21:00 dos dias úteis no centro de Lisboa, devido às emissões poluentes.

Nesse dia, segundo o Standvirtual, o número de pesquisas aumentou em 46% face à média diária já verificada em todo o mês de janeiro.

As restrições de circulação para os carros com matrículas anteriores a 2000 dizem respeito à zona 1, que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).

Já os carros com matrículas anteriores a 1996 ficarão impedidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

Estas restrições de circulação enquadram-se na terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER). A segunda fase foi implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.

As restrições são impostas pelo ano da matrícula do automóvel. No entanto, carros anteriores a 1996 ou 2000 poderão circular nas zonas restritas caso tenham instalado equipamentos de redução de emissões, homologados pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), que deverão possibilitar pelo menos o cumprimento da norma de emissões mínima requerida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados