Açoriano Oriental
Reiniciam conversações para desarmamento da Coreia do Norte
As conversações a seis para a desnuclearização da Coreia do Norte reiniciaram quinta-feira em Pequim, com esperanças, de que Pyongyang se comprometa com um calendário para desmantelar o programa nuclear.
Reiniciam conversações para desarmamento da Coreia do Norte

Autor: Lusa / AO online
"Estamos numa etapa muito importante das conversações", disse o enviado norte-americano ao processo diplomático, Cristopher Hill, antes do arranque das conversações em Pequim.

Segundo Hill, esta nova ronda das conversações a seis - que começaram em 2003 e reúnem a Coreia do Norte, Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul e Rússia - visa convencer Pyongyang a declarar todos os programas de enriquecimento de urânio e apontar uma data para o desmantelamento.

Na quarta-feira, o enviado norte-coreano Kim Kye-Gwan disse aos jornalistas esperar novos passos concretos, sem no entanto adiantar pormenores.

Em Julho, a Coreia do Norte encerrou o complexo e o reactor nuclear de Yongbyon, que produzia plutónio que pode ser usado para a produção de bombas nucleares.

Os Estados Unidos acreditam que Pyongyang tem outros programas e infra-estruturas de produção de bombas nucleares e a segunda fase do processo de desarmamento - "declarar e desarmar" - exige que a Coreia do Norte revele todos os programas nucleares antes de os encerrar.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados