Autor: Luísa Couto
Nos salários de Outubro, os funcionários da Câmara Municipal da Ribeira Grande que - entre 2005 e 2007 viram congelada a sua progressão na carreira - já verão regularizados os montantes da respectiva remuneração.
É que, segundo fez saber em nota informativa, "a Câmara da Ribeira Grande é a primeira da ilha de São Miguel a rever e a regularizar a situação salarial, após a entrada em vigor do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (SIADAP)".
Trata-se de uma alteração do posicionamento remuneratório, que, nesta primeira fase, irá abranger mais de cem trabalhadores.
De acordo com a mesma fonte, esta decisão da edilidade nortenha, acertada com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), levou a que a greve que estava prevista fosse desconvocada.
No edital, a Câmara decide "proceder à alteração do posicionamento remuneratório para a posição imediatamente seguinte na carreira e categoria à que se encontram, aos trabalhadores desta edilidade que tenham obtido menções de avaliação". Revela ainda a autarquia, que "o montante global do orçamento para 2009 para efeitos de opção gestionária de mudança de posicionamento remuneratório será de 75 mil e 400 euros e, para as alterações de posicionamento obrigatório de 5200 euros".
Recorde-se, a propósito, que com a entrada em vigor do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública, os pontos atribuídos anualmente têm influência directa na alteração de posicionamento remuneratório dos funcionários da administração pública.