Açoriano Oriental
Região refere "atrasos signficativos" da República para obras de reconstrução após furacão

O Governo dos Açores alertou para "atrasos significativos" no "cumprimento" do financiamento da República para as obras de reparação dos prejuízos causados pelo furacão Lorenzo, em outubro de 2019, alegando que tem recorrido "a recursos próprios desde 2021".

Região refere "atrasos signficativos" da República para obras de reconstrução após furacão

Autor: Lusa

"Após recebimentos iniciais em 2019, a Região Autónoma dos Açores tem suportado todas as intervenções realizadas recorrendo a recursos próprios desde 2021, solicitando ao Governo da República o reembolso do apoio financeiro previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 180/2019, de 8 de novembro", lê-se numa nota de imprensa divulgada no 'site' oficial do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

A passagem do Lorenzo, na madrugada de 02 de outubro de 2019, provocou 255 ocorrências, sobretudo nas ilhas dos grupos Central e Ocidental, obrigando ao realojamento de 53 pessoas, 44 das quais na ilha do Faial.

O furacão destruiu o molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, que voltou a ser afetado, em dezembro de 2022, devido à passagem da tempestade Efrain.

Em setembro de 2021, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro (PSD), revelou que escreveu ao primeiro-ministro para que o Governo da República (PS) reconhecesse em 313,3 milhões de euros a totalidade dos prejuízos do Lorenzo, aumentando a sua comparticipação.

Em causa estava um despacho do gabinete do primeiro-ministro, António Costa, publicado em 08 de setembro, que estipulava o pagamento de 85% dos apoios “necessários à cobertura de danos e prejuízos” causados pelo furacão, “até ao limite máximo de 198 milhões de euros”, quando antes se tinha comprometido a suportar 85% dos danos.

Segundo a nota publicada na quinta-feira no 'site' oficial do governo açoriano, o ministro das Infraestruturas e Habitação, João Galamba, vai deslocar-se à região ocorrer entre domingo e segunda-feira.

A visita do ministro envolve "uma deslocação à ilha das Flores e à ilha de São Miguel" com o intuito de realização, ‘in loco’, de "um ponto de situação detalhado relativamente às intervenções para recuperação dos estragos causados pelo furacão Lorenzo".

"O programa de trabalho engloba a visita a infraestruturas afetadas por aquele fenómeno meteorológico, incluindo ao porto das Lajes das Flores", acrescenta o executivo.

O Governo Regional adianta que serão também realizadas "reuniões de trabalho tendo em vista a análise ao muito e complexo trabalho que há ainda por fazer, bem como ao grau de concretização do indispensável apoio solidário prometido pelo Governo da República, que mantém atrasos significativos no respetivo cumprimento".

O executivo do arquipélago sublinha que a visita de João Galamba surge na sequência de um "convite endereçado" por José Manuel Bolieiro.

O Governo dos Açores lamenta e repudia "o inqualificável aproveitamento político que deputados do PS/Açores, em particular Vasco Cordeiro, estão a fazer da deslocação do ministro das Infraestruturas à região".

"Vasco Cordeiro e o PS/Açores prestariam um melhor serviço aos Açores e demonstrariam maior respeito pelos habitantes das nossas nove ilhas se utilizassem a sua suposta influência para resolver várias situações pendentes entre a região e a República, que penalizam muito negativamente a vivência diária dos açorianos", lê-se na nota.

Na quinta-feira, o presidente do PS/Açores e líder parlamentar socialista, Vasco Cordeiro, disse que “o Governo da República demonstra empenho neste processo, mas é preciso que a região execute rapidamente a sua parte, de forma a que a porção da ajuda financeira da República chegue aos Açores e ajude a restabelecer a normalidade no porto das Lajes das Flores”.

Após uma visita ao porto das Lajes das Flores, no âmbito das jornadas parlamentares do PS/Açores, Vasco Cordeiro (que foi presidente do Governo Regional), sublinhou ainda que a presença do ministro das Infraestruturas é “bem demonstrativa do empenho que o Governo da República demonstra para com os Açores, do reconhecimento desta infraestrutura para a região e para a ilha das Flores em concreto, e da sua vontade de ajudar à reconstrução deste porto”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados