Realojadas 44 pessoas na ilha do Faial

O presidente da Câmara da Horta disse que foram realojadas 44 pessoas na ilha do Faial, devido à intensidade das ondas na freguesia de Angústias, tendo sido registadas 70 ocorrências devido à passagem do furacão "Lorenzo".



Em declarações à agência Lusa, pelas 10:30 locais (mais uma hora em Lisboa), José Leonardo Silva adiantou que no trabalho de verificação feito até ao momento foram “realojadas 44 pessoas”, um número que ultrapassa o último balanço do Serviço Regional da Proteção Civil, avançado às 10:00 locais, que dava conta de um total de 39 desalojados.

“Estamos no rescaldo. Há máquinas no terreno porque tivemos algumas vias encerradas. Estamos a abrir para haver acessibilidade em toda a volta da ilha”, explicou José Leonardo Silva.

De acordo com o autarca, já foram realojadas 44 pessoas “devido às ondas na freguesia das Angústias, na zona do Castelo e Pasteleiro”, frisando, no entanto, que este número poderá “subir ou reduzir” consoante se souber se as casas “sofreram ou não muitos danos”.

Embora considere que “o pior já terá passado”, o autarca lembrou a necessidade de a população “proceder conforme os avisos da Proteção Civil para manter a sua segurança”, frisando que a Proteção Civil deve fazer o seu trabalho “até ao fim, com muito cuidado e atenção”.

Devido à passagem do furacão pelas ilhas dos Açores, 39 pessoas ficaram desalojadas e a Proteção Civil registou 127 ocorrências, de acordo com o balanço oficial mais recente.

O furacão “Lorenzo” passou esta madrugada, entre as 04:00 e as 04:30, a cerca de 70 quilómetros a oeste das Flores ainda com categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, mas no limite inferior, segundo uma nota enviada esta manhã pelo IPMA.

As rajadas máximas registadas pelo IPMA ocorreram às 08:25 locais no Corvo (aeroporto), com 163 km/h, às 05:00 nas Flores (aeroporto), com 142 km/hora, e às 04:00 no Faial (Horta), com 145 km/h.

O furacão “Lorenzo” perdeu força e está a deslocar-se rumo à Irlanda.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares