Açoriano Oriental
Quase 11 mil doentes aguardavam em junho por uma cirurgia nos Açores

Quase 11 mil açorianos (10.921) aguardavam, em junho de 2024, por uma cirurgia nos três hospitais do arquipélago, segundo o boletim mensal do SIGICA – sistema integrado de gestão das listas de espera cirúrgicas dos Açores, publicado pelo Governo Regional.

Quase 11 mil doentes aguardavam em junho por uma cirurgia nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o boletim, o número de utentes a aguardar por uma intervenção nos hospitais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e da Horta aumentou em relação ao mês de maio, mais 178 pacientes, o equivalente a 1,7%, embora tenham ocorrido em junho 647 cirurgias, mais 42 (6,9%) do que no mês anterior.

Os dados agora divulgados pelo executivo de coligação PSD/CDS-PP/ PPM) demonstram, no entanto, que há uma diminuição do número de intervenções cirúrgicas nos Açores, quando comparadas com o mês de junho do ano passado, menos 117 cirurgias, ou seja, uma redução de 15,3%.

No mês anterior, a 04 de maio, um incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, obrigou a encerrar provisoriamente a maior unidade de saúde dos Açores, levando ao cancelamento de inúmeras consultas, tratamentos e atos cirúrgicos.

Os dados agora publicados pelo executivo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, são considerados “provisórios”, porque os próprios registos das cirurgias terão sido afetados pelo incêndio no HDES.

Em resposta a um requerimento apresentado na Assembleia Legislativa dos Açores, pelos deputados do PS, o Governo Regional revela também que há pacientes a aguardar por uma intervenção cirúrgica, nas especialidades de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e de Oftalmologia, há mais de oito anos (2016), em Ponta Delgada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados