Açoriano Oriental
Covid-19
PSD/Açores defende apoios a fundo perdido às empresas

O presidente do PSD/Açores defendeu ser necessário que o "dinheiro chegue às empresas sem um custo", defendendo os subsídios a fundo perdido para apoiar as empresas durante a crise provocada pela Covid-19.

PSD/Açores defende apoios a fundo perdido às empresas

Autor: Lusa/AO Online

"É preciso garantir a liquidez da atividade económica, para que o dinheiro chegue às empresas sem um custo, sem honorários para a própria empresa", afirmou José Manuel Bolieiro numa transmissão em vídeo através do Facebook.

O presidente do PSD/Açores considerou "insuficientes" as medidas de apoio às empresas do Governo Regional, socialista, e referiu que é necessário a passar a "fundo perdido" a "subsidiação", de modo a garantir a "liquidez da economia".

Bolieiro defendeu ser necessário o executivo "recorrer ao endividamento", "libertar verbas" de programas do plano de investimentos que "não sejam urgentes" e garantir verbas através dos incentivos comunitários, como formas de mitigar os efeitos da pandemia.

O líder dos sociais-democratas açorianos disse não compreender o motivo pelo qual o Governo Regional ainda não implementou algumas daquelas medidas.

"Há uma maioria absoluta, a oposição, em particular o PSD, que é a alternativa e que sendo governo assumiria de forma clara e cristalina essa opção [de endividamento para "garantir a liquidez" na economia]. Não se percebe por que é que estão a demorar em tanta burocracia", assinalou.

José Manuel Bolieiro disse ainda ser necessário avaliar a ação do Governo Regional no que diz respeito às medidas de apoio às empresas e aos trabalhadores.

"É preciso avaliar a disponibilidade política e governativa para, à data de hoje, rever o seu orçamento, disponibilizar os meios financeiros que tem, desde de logo produzindo imediatos pagamentos aos fornecedores da administração pública", disse.

Bolieiro referiu que o partido tem apresentando uma "alternativa de soluções", através de projetos de resolução no parlamento regional, para garantir o apoio às "empresas" e às "famílias" durante a crise provocada pelo novo coronavírus.

"O PSD não se tem afirmado apenas como partido que, fazendo oposição, monitoriza a ação e fiscaliza a ação governativa. Tem feito mais", apontou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados