A decisão do debate de urgência sobre “o fim dos apoios no âmbito do regime de financiamento público de iniciativas com interesse para a promoção do destino turístico Açores e dos apoios aos clubes desportivos para promoção turística no âmbito da Palavra Açores” foi anunciada pelo presidente do grupo parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, após uma reunião com a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
O líder parlamentar, citado num comunicado divulgado pelo partido, sustentou que “o anúncio do Governo de acabar com estes apoios compromete os projetos desportivos de vários clubes para a próxima época" e a realização de "muitos eventos em todas as ilhas dos Açores com grande impacto para as economias locais".
“Com estes cortes, o Governo está a dar um golpe que pode ser irreversível no desporto açoriano, comprometendo os projetos desportivos da próxima época e condicionando o crescimento e desenvolvimento desportivo de vários clubes”, alertou Berto Messias.
O líder parlamentar defendeu que “é obrigatório que este tema seja debatido" de "forma transparente", alertando para a existência de "versões diferentes entre membros do Governo" açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).
"A Secretária da Educação e Desporto diz uma coisa, o Diretor Regional diz outra, a Secretária do Turismo diz outra e o grupo parlamentar do PSD Açores diz outra diferente", sustentou, defendendo "clareza" e uma estratégia bem definida que promova o desporto açoriano no exterior e que apoie iniciativas nas várias ilhas.
“Defendemos que estes apoios devem manter-se e esta decisão anunciada seja revertida, porque compromete os clubes, impede a formação de planteis competitivos e prejudica a formação, pois os jovens atletas percebem que não têm perspetivas de continuar a sua prática desportiva a outros níveis quando chegarem a seniores”, referiu ainda Berto Messias.
O presidente do grupo parlamentar do PS/Açores apontou que, "além dos cortes e da evidente falta de estratégia", há também "dois registos lamentáveis", é referido na nota.
“Primeiro, uma humilhação institucional inaceitável quando o Governo pede à Federação Portuguesa de Futebol para apoiar as deslocações da equipa de juniores do Angrense nas provas do campeonato nacional, devendo a Região assumir isso, e, em segundo lugar, o Governo dá como desculpa que avança para estes cortes para a próxima época por causa da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quando a execução deste programa tem de terminar este ano e, por isso, sem impacto no ano que vem”, criticou.
Berto Messias garantiu que o PS vai continuar a defender "uma política pública que reconheça o papel dos clubes e dos eventos desportivos na coesão social, na formação dos jovens e na promoção externa" do arquipélago.
PS/Açores agenda debate de urgência sobre apoios ao desporto e promoção turística
O grupo parlamentar do PS/Açores agendou um debate de urgência no parlamento açoriano sobre “o fim dos apoios públicos” à promoção turística e desporto, alegando que a decisão do Governo Regional compromete projetos desportivos, eventos e a economia
Autor: Lusa/AO Online
