Horta

Projeto de requalificação do porto deixa autarca preocupado com a marina norte

O presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH), que esteve esta terça-feira reunido com a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas e com a Comissão Municipal dos Assuntos do Mar para analisar nova versão do projeto de requalificação do porto da Horta,  manifestou-se preocupado com a falta de soluções para acautelar a agitação marítima na marina norte, acolhida naquela mesma zona portuária.



"Importa não desperdiçarmos os 14 milhões de orçamento previsto para o nosso porto, desde que essas obras não ponham em causa, quer os investimentos futuros, quer a segurança do porto. Sabemos que não existem soluções ideais, mas também não podemos descurar as condições de operacionalidade na marina norte”, sublinhou o José Leonardo Silva, à saída da reunião, citado por uma nota de imprensa da autarquia faialense.

O autarca salientou, ainda assim, a abertura do Governo Regional para debater o investimento com a autarquia e respetivos parceiros faialenses e prometeu "elaborar um documento" que elenque que se achou de "positivo", mas também as "preocupações" em face ao projeto apresentado.


PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal