Autor: Lusa / AO online
Numa conferência de imprensa, o presidente da AMISM, Rui Melo, adiantou que as acções de formação constituem "uma oportunidade única" para aqueles recursos humanos, proporcionando aos trabalhadores conhecimentos e práticas de trabalho importantes para o desenvolvimento das suas actividades profissionais.
De acordo com o autarca, as acções de formação surgem no âmbito do projecto "FORMAR", co-financiado pela EEA-Grants - Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.
Segundo explicou, o FORMAR é um projecto de Formação e Qualificação dos Recursos das Autarquias de São Miguel e foi candidatado pela AMISM, em parceria com as seis câmaras municipais da ilha.
O projecto tem como principal objectivo "formar e qualificar os recursos humanos das autarquias, privilegiando o impacto da formação, na melhoria da qualidade do serviço prestado, através da modernização da administração pública local da ilha", frisou Rui Melo, no arranque da primeira de um conjunto de 90 acções de formação, em Ponta Delgada.
O autarca precisou que as acções, a realizar entre 2007 e 2009, vão abranger áreas "transversais" como a informática, relações interpessoais, organização de eventos ou segurança e higiene no trabalho, como também sectores "específicos destinados apenas para os funcionários que desempenham determinadas funções", caso de gestão documental, de projectos, gestão financeira ou gestão ambiental.
O projecto de formação e qualificação dos recursos humanos vai ser executado pela empresa Norma-Açores, e segundo Rui Melo, no final das acções de formação estão previstos estágios profissionais em autarquias do continente e Madeira.
As respectivas condições de selecção e participação serão divulgadas brevemente, acrescentou o presidente da AMISM, para quem estes estágios profissionais vão proporcionar "a troca de experiências e o intercâmbio de práticas de trabalho, que permitirão a melhoria da qualidade dos serviços".