Açoriano Oriental
UE/Pescas
Proibição de remoção de barbatanas de tubarões a bordo afecta portugueses
A Comissão Europeia propôs, em Bruxelas, a proibição da remoção de barbatanas de tubarões a bordo de navios, medida que vai afectar Portugal, um dos Estados-membros que mais licenças de transformação a bordo.

Autor: Lusa/AO online
Segundo Bruxelas, “os navios congeladores espanhóis e portugueses são os mais afectados pelas novas regras propostas, por serem Espanha e Portugal os países que emitem o maior número de licenças de transformação a bordo”.

A proibição – que terá que levar o aval do Conselho de Ministros da UE e do Parlamento Europeu - tem como objectivo “proteger melhor as populações vulneráveis de tubarões nos oceanos do mundo” e vem resolver vazios legais que permitiam o desembarque das barbatanas num porto e as carcaças noutro, bastando não haver qualquer registo nos diários de bordo para impedir o controlo das capturas de tubarões.

Bruxelas permite o corte parcial das barbatanas, devendo estas ser dobradas contra a carcaça do animal, excepção que assegura responder “às preocupações legítimas do sector das pescas, no que se refere à armazenagem e à manipulação”.

“Ao colmatar esta lacuna na nossa legislação, pretendemos erradicar a prática horrível da remoção das barbatanas de tubarões e proteger muito melhor estes animais”, disse a comissária europeia para as Pescas, Maria Damanaki.

A comissária sustentou ainda que “o controlo será mais fácil e tornar se-á muito mais difícil ocultar a remoção das barbatanas de tubarões”.

Segundo Bruxelas, nos últimos anos, algumas populações de tubarões ficaram gravemente ameaçadas, devido ao forte aumento da procura de produtos de tubarões, nomeadamente de barbatanas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados