Programas de Rastreio Oncológico são exemplo de política de prevenção e de abrangência

O diretor regional da Saúde enalteceu esta quinta-feira, em Angra do Heroísmo, os programas de rastreio pela forma exemplar como têm sido implementados e pela taxa de cobertura territorial de 100%.





“Estes rastreios têm evidenciado mais valias junto da população açoriana, que apesar da condição arquipelágica, acede facilmente aos profissionais de saúde e tem depois um acompanhamento nas unidades de saúde mais diferenciado em termos de exames de diagnóstico, de tratamento e depois de follow-up nas consultas de seguimento”, disse Tiago Lopes, citado em nota do executivo, após uma reunião com o Conselho Consultivo de Combate à Doença Oncológica, acrescentando que "os resultados alcançados se devem a um esforço inegável por parte do Centro de Oncologia dos Açores".


O Centro de Oncologia dos Açores, entidade que coordena o programa de rastreios, tem em curso o Rastreio do Cancro da Mama, o Rastreio do Colo do Útero, o Rastreio do Colo-Retal e Rastreio da Cavidade Oral.


Referindo-se ao estudo das causas do cancro nos Açores, o diretor regional disse que os programas de rastreio serão importantes para perceber “a evolução das condições oncológicas dos utentes açorianos, e a partir do estudo serem retiradas ilações que permitam sustentar uma eventual redefinição das políticas de saúde”.


Do encontro com o Conselho Consultivo de Combate à Doença Oncológica, saiu também a definição da publicação do Registo Oncológico dos Açores dos últimos 20 anos, até ao final de 2018.

PUB

Jaime Vieira, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, afirmou ao Açoriano Oriental que a autarquia não decidirá sobre uma eventual transferência da EB1/JI Foros para a nova escola da Gaspar Frutuoso, uma vez que “não tem competência nem legitimidade para abrir ou encerrar estabelecimentos de ensino”