Açoriano Oriental
Brasil/Eleições
Presidente dos EUA felicita Lula da Silva pela vitória

O Presidente norte-americano, Joe Biden, felicitou hoje Lula da Silva para a Presidência do Brasil, manifestando empenho em "continuar a cooperação" entre os dois países.

Presidente dos EUA felicita Lula da Silva pela vitória

Autor: Lusa /AO Online

"Envio as minhas felicitações a Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição para ser o próximo Presidente do Brasil, após eleições livres, justas e credíveis", afirma o chefe de Estado norte-americano, numa declaração divulgada esta noite.

"Estou ansioso por trabalhamos juntos para continuar a cooperação entre os nossos dois países nos próximos meses e anos", acrescenta o Presidente dos Estados Unidos da América, na mesma nota.

Cerca das 23:00 de Lisboa, o Supremo Tribunal Eleitoral (STE) deu a eleição como matematicamente definida. Quando estavam apuradas 99,17% das secções, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), Lula da Silva tinha 50,85% dos votos, contra 49,15% para Jair Bolsonaro (extrema-direita).

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos como Presidente, entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio do Planalto após uma vitória na segunda volta, a primeira na história democrática recente do Brasil contra um chefe de Estado recandidato.

O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já tinha sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados