Açoriano Oriental
Prémio Lotaçor para projetos universitários de investigação marinha teve 20 concorrentes
O Prémio Lotaçor, criado pela empresa regional de lotas dos Açores para promover a inovação e a investigação em recursos ligados ao mar, recebeu 19 candidaturas de universidades portuguesas e uma de uma universidade espanhola
Prémio Lotaçor para projetos universitários de investigação marinha teve 20 concorrentes

Autor: Lusa/AO online

José Luís Amaral, presidente da Lotaçor, disse hoje à Lusa que o prémio visa promover a economia do mar e a aproximação das universidades às empresas e incentivar o empreendedorismo jovem.

Os vencedores da terceira edição deste prémio, que entrega 6.000 euros à equipa e 3.000 euros ao professor que a orientou, serão conhecidos na quinta-feira, numa cerimónia em Ponta Delgada na qual serão revelados os cinco projetos previamente selecionados pelo júri.

Segundo José Luís Amaral, entre estes cinco projetos estão trabalhos apresentados por universidades do continente e dos Açores.

Para serem aceites como candidatos ao prémio, os trabalhos têm de se revelar “viáveis ao nível da aplicação”, podendo as equipas que os apresentam integrar alunos de diversos departamentos universitários.

Na primeira edição, o prémio foi atribuído a um trabalho realizado por investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, sobre o aproveitamento das propriedades antioxidantes, antifúngicas e antibacterianas de algumas algas da costa de Peniche e das Berlengas para a produção de gelo que conserve mais eficazmente o peixe.

No ano passado, foi distinguido um projeto de quatro alunos da licenciatura de Gestão de Marketing da ISCTE Business School que visava a criação de uma nova marca comercial para o pescado fresco proveniente dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.