Açoriano Oriental
PPM/Açores quer navio mais pequeno a operar no porto das Lajes das Flores

O PPM/Açores considerou que a operação do transporte marítimo de mercadorias com as Lajes das Flores “não garante” a regularidade do abastecimento, defendendo a utilização de um navio mais pequeno.

PPM/Açores quer navio mais pequeno a operar no porto das Lajes das Flores

Autor: Lusa/AO Online

Na sequência das jornadas parlamentares, realizadas na quinta-feira e hoje na ilha das Flores, o grupo parlamentar do PPM, que integra o Governo Regional em coligação com o PSD e o CDS-PP, alerta que “as condições em que a operação do transporte marítimo de mercadorias está a ocorrer não garante a regularidade do abastecimento”.

“O navio que a Transinsular está a utilizar na operação não é o adequado tendo em conta os atuais condicionalismos do porto das Lajes das Flores. É necessário encontrar uma solução que terá de passar, necessariamente, pela utilização de um navio de menores dimensões”, é referido nas conclusões das jornadas.

No documento, os deputados do PPM salientam a “melhoria verificada em muitos serviços da administração regional na ilha das Flores” e os “avanços muito significativos” registados em diversas áreas, apontando como exemplo a Unidade de Saúde da Ilha das Flores que teve um reforço do quadro de pessoal, contando agora com 12 funcionários, “e a projeção de uma nova intervenção no edifício, que se concretizará ainda este ano”.

“Permanecem diversas dificuldades, que o grupo parlamentar do PPM apresentará à Secretaria Regional da Saúde e Desporto. O mesmo se diga em relação à Escola Básica e Secundária das Flores, que também registou algumas melhorias, mantendo-se, no entanto, um conjunto de dificuldades e insuficiências que importa corrigir”, , lê-se no documento.

Relativamente à decisão de extinguir a central de serviços partilhados da ilha das Flores, o PPM /Açores constata que “recolhe um apoio generalizado na ilha”, realçando ainda os “significativos investimentos da EDA, que totalizam quase 20 milhões de euros nos próximos quatro anos”.

Estes investimentos “tornarão a ilha das Flores numa ilha quase autossuficiente no âmbito da produção de energia elétrica e na ilha que terá a maior percentagem de energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis”, o que “para uma ilha que é reserva da biosfera é um fator decisivo”, sublinha o PPM/Açores.

O partido destaca também a “melhoria, sem precedentes, das acessibilidades à ilha das Flores ocorrida nos últimos dois anos”, tendo agora o “maior número de ligações aéreas de sempre”.

"Estamos, igualmente, a investir em setores tão decisivos como as pescas e a agricultura. No conjunto, a economia da ilha das Flores está a crescer e a diversificar os seus setores produtivo", refere o partido.

Na habitação, o grupo parlamentar do PPM considera que “tem de ser planificada uma rápida intervenção do Governo Regional e das autarquias, no sentido de criar respostas para responder às necessidades atuais, que estrangulam" a fixação na ilha de profissionais no âmbito da administração regional e de um grande conjunto de atividades de natureza privada.

“É crucial resolver esta situação, que é responsável por muitas das lacunas que afetam a ilha a nível de recursos humanos e da economia local. Note-se, por exemplo, o grande número de concursos que ficaram desertos devido à insuficiência de respostas na área da habitação”, alerta o PPM/Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados