Açoriano Oriental
Povoação apela a mais políticas preventivas de catástrofes

Pedro Melo apela a “maior sensibilidade” por parte da comunidade científica e à aposta em políticas preventivas de catástrofes na Região

Povoação apela a mais políticas preventivas de catástrofes

Autor: Carolina Moreira

O presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, apelou a uma “maior sensibilidade” por parte da comunidade científica na investigação de catástrofes e a uma maior aposta por parte das  entidades responsáveis pela gestão do território e da Proteção Civil  em políticas preventivas.

“Em resultado das ocorrências registadas ao longo dos anos, é notória e necessária uma maior sensibilidade, por um lado, pela comunidade científica, ao desenvolver e a aprofundar a sua investigação neste domínio, mas por outro, pelas entidades responsáveis pela gestão do território e da Proteção Civil, numa perspetiva de política preventiva”, afirmou em comunicado.

O apelo de Pedro Melo surgiu no âmbito do XV Encontro Nacional de Riscos, que decorreu no Auditório Municipal da sede de concelho da Povoação, tendo reunido a comunidade científica, agentes de Proteção Civil e órgãos de soberania para aprender com os “Riscos” do passado.

O evento “Riscos de Movimentos em Vertentes: Aprender com o Passado” serviu para assinalar os 25 anos da catástrofe de 31 de outubro, na Ribeira Quente, tendo o encontro terminado com “um balanço extremamente positivo”.

O objetivo do XV Encontro Nacional de Riscos visou a “discussão em torno dos processos naturais responsáveis pela ocorrência dos riscos geomorfológicos, nomeadamente os associados aos movimentos em vertentes, e dos efeitos que estes causam sobre a sociedade, procurando retirar alguns ensinamentos dos diversos acontecimentos nefastos que têm ocorrido ao longo do tempo”, destaca a nota da autarquia.

O Encontro Nacional de Riscos foi organizado pela Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em parceria com a Câmara Municipal da Povoação, Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e Governo Regional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados