Autor: Ana Carvalho Melo
"Até segunda-feira ninguém vai habitar a rua do Burguete. Até lá, por conselho do Laboratório Regional de Engenharia Civil, todas as pessoas vão ficar realojadas noutros espaços", afirmou esta sexta-feira o presidente da câmara municipal da Povoação, Carlos Ávila, após o funeral das três pessoas que morreram quinta-feira em consequência de um deslizamento de terras que soterrou três casas na freguesia do Faial da Terra. 
O autarca explicou que os realojamentos serão realizados parte em casa de familiares e outra parte será resolvida esta sexta-feira com a Direção Regional de Habitação. 
Entretanto, continua-se à espera dos resultados da avaliação do local pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).
"O LREC já esteve no Faial da Terra ontem todo o dia, mas dada a instabilidade dos terrenos ainda não foi possível fazer uma análise correta da situação", afirmou, acrescentando que "a primeira conclusão é de que os terrenos estão instáveis e as pessoas não pode regressar às suas habitações pelo menos até segunda-feira".
Em relação ao futuro o presidente da câmara municipal da Povoação afirma que é preciso resolver definitivamente o problema a montante ou assumir que as pessoas têm de sair das suas casas.
- 
                        
    
            Nomeada comissão histórica para estudar a abertura do processo de beatificação de Madre Teresa da Anunciada
O Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, nomeou, no dia em que a diocese assinalou 491 anos de existência, a comissão histórica que irá analisar a vida e as virtudes da Madre Teresa da Anunciada, a religiosa micaelense do século XVII, associada à origem do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres. 
- 
                                
                            
            Cultura e Social
        
Documentário dá voz às mulheres do mar dos Açores para proteger o oceanoO documentário “Mulheres do Mar – Açores” junta as vozes de 49 açorianas com uma “profunda ligação emocional” ao oceano e o objetivo de valorizar o papel das mulheres e alertar para a proteção da biodiversidade marinha