Em comunicado, a Autoridade Marítima indica que a situação “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período a variar entre os 10 e os 13 segundos”.
Os efeitos da passagem pelos Açores da depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, deverão começar a fazer-se sentir de forma mais intensa a partir da madrugada de quarta-feira, informou o IPMA.
São esperados ventos provenientes do quadrante oeste, “com uma intensidade média até 75 quilómetros por hora e rajadas até 135 quilómetros por hora”.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.
Recomenda-se ainda o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, bem como que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica.
Mau tempo
Esperadas ondas de 14 metros nos Açores
A agitação marítima nos Açores, devido à depressão Leonardo, vai gerar ondas que podem atingir os 14 metros, com ventos do quadrante oeste até 135 quilómetros por hora, segundo a Autoridade Marítima
Autor: Lusa/AO Online
