Açoriano Oriental
Ponta Delgada entre os municípios do país com maior número de dormidas em agosto

Ponta Delgada destacou-se como um dos dez municípios portugueses com maior número de dormidas em agosto, registando mais de 200 mil pernoitas. Região liderou os crescimentos nacionais em termos de proveitos

Ponta Delgada entre os municípios do país com maior número de dormidas em agosto

Autor: Ana Carvalho Melo

Ponta Delgada é um dos municípios do país onde, no mês de agosto, se registou o maior número de dormidas, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, Ponta Delgada encontra-se entre os 10 municípios com maior número de dormidas em agosto nos estabelecimentos de alojamento turístico, tendo atingido mais de 200 mil dormidas, mais 6,5% do que no ano anterior.

O gabinete de estatística realça ainda que, em Ponta Delgada, as evoluções positivas das dormidas de não residentes (+10,5%) compensaram a diminuição das dormidas de residentes, que decresceram 8,4%.

Os 10 municípios onde se registaram mais dormidas em agosto foram: Lisboa, Albufeira, Porto, Funchal, Portimão, Loulé, Lagoa (Algarve), Lagos, Cascais e Ponta Delgada.

Proveitos aumentam

Os Açores foram a região do país onde ocorreram os maiores aumentos dos proveitos em agosto, revelou ontem o INE. Num mês em que os valores dos proveitos atingiram máximos históricos mensais a nível nacional, os proveitos totais interromperam a trajetória de abrandamento, com um aumento de 7,8%.

“Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem na Região Autónoma Açores (+23,4% nos proveitos totais e +24,7% nos de aposento) e no Alentejo (+12,6% e +13,3%, respetivamente)”, revela o INE.

Em termos de contribuição para o total dos proveitos a nível nacional, os Açores contribuíram com 4,2%, num total de 40,1 milhões de euros.

Também o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) na Região registou um dos maiores crescimentos do país.

“No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 113,8 euros em agosto, registando um aumento de 5,0% (+5,2% em julho). O valor de RevPAR mais elevado foi registado no Algarve (168,3 euros), seguido da RA Açores (124,6 euros) e da Grande Lisboa (122,2 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na RA Açores (+17,3%) e no Alentejo (+10,1%)”, indica o INE.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.