Autor: Ana Carvalho Melo
Ponta Delgada é um dos municípios do país onde, no mês de agosto, se registou o maior número de dormidas, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, Ponta Delgada encontra-se entre os 10 municípios com maior número de dormidas em agosto nos estabelecimentos de alojamento turístico, tendo atingido mais de 200 mil dormidas, mais 6,5% do que no ano anterior.
O gabinete de estatística realça ainda que, em Ponta Delgada, as evoluções positivas das dormidas de não residentes (+10,5%) compensaram a diminuição das dormidas de residentes, que decresceram 8,4%.
Os 10
municípios onde se registaram mais dormidas em agosto foram: Lisboa,
Albufeira, Porto, Funchal, Portimão, Loulé, Lagoa (Algarve), Lagos,
Cascais e Ponta Delgada.
Proveitos aumentam
Os Açores foram a região do país onde ocorreram os maiores aumentos dos proveitos em agosto, revelou ontem o INE. Num mês em que os valores dos proveitos atingiram máximos históricos mensais a nível nacional, os proveitos totais interromperam a trajetória de abrandamento, com um aumento de 7,8%.
“Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem na Região Autónoma Açores (+23,4% nos proveitos totais e +24,7% nos de aposento) e no Alentejo (+12,6% e +13,3%, respetivamente)”, revela o INE.
Em termos de contribuição para o total dos proveitos a nível nacional, os Açores contribuíram com 4,2%, num total de 40,1 milhões de euros.
Também o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) na Região registou um dos maiores crescimentos do país.
“No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 113,8 euros em agosto, registando um aumento de 5,0% (+5,2% em julho). O valor de RevPAR mais elevado foi registado no Algarve (168,3 euros), seguido da RA Açores (124,6 euros) e da Grande Lisboa (122,2 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na RA Açores (+17,3%) e no Alentejo (+10,1%)”, indica o INE.