Açoriano Oriental
Ponta Delgada congratula desempenho dos bombeiros dos Açores na Madeira
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, aprovou hoje por unanimidade um voto de congratulação pelo desempenho dos 30 bombeiros açorianos no combate aos incêndios, que deflagraram este mês na ilha da Madeira.
Ponta Delgada congratula desempenho dos bombeiros dos Açores na Madeira

Autor: Lusa/AO Online

“Eu sinto, em nome da comunidade, orgulho nessa disponibilidade que os nossos bombeiros dos Açores tiveram”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, após a reunião mensal pública do executivo municipal.

Os incêndios na Madeira, na segunda semana de agosto, afetaram sobretudo o concelho do Funchal, onde fizeram três mortos e um ferido grave, centenas de desalojados e deslocados, bem como prejuízos em bens públicos e privados.

O Governo Regional da Madeira avaliou em 157 milhões de euros as necessidades para fazer frente aos prejuízos causados pelos incêndios, sendo que 62,5 milhões de euros já têm financiamento garantido.

O presidente do Governo Regional dos Açores decidiu a 10 de agosto enviar para a Madeira um total de 30 bombeiros para apoiar o combate aos incêndios que estavam a lavrar naquela ilha, após contactos telefónicos com o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.

Para José Manuel Bolieiro, “este exercício solidário de proteção civil, nos casos onde há necessidade e os recursos são insuficientes”, revela bem “o estado de espírito que existe”.

Segundo disse o autarca social-democrata, “os bombeiros voluntários apresentam-se por uma causa e não por um território”, algo que considerou ser motivo de congratulação e orgulho.

Os 30 bombeiros açorianos compuseram cinco equipas de seis elementos cada, pertencentes às corporações das ilhas de São Miguel e Terceira e foram coordenados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Para a vereadora socialista, Sónia Nicolau, esta solidariedade entre regiões é “extremamente importante” e merece ser publicamente louvada.

No entanto, destacou o facto de no texto do voto de congratulação proposto pelo presidente da maior autarquia açoriana não constar nenhuma menção ao facto de o presidente do Governo Regional, o socialista Vasco Cordeiro, “ter estado muito bem ao disponibilizar imediatamente recursos da Proteção Civil” para ajudar o arquipélago da Madeira.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados