Autor: Arthur Melo
A detenção, revela a PJ em comunicado, aconteceu no
âmbito de uma investigação desenvolvida pelo Departamento de Investigação
Criminal dos Açores e em cumprimento de mandados emitidos pelo
Ministério Público - DIAP da Comarca dos Açores.
O delito, relata a PJ, aconteceu a 2 de setembro, na cidade de Ponta Delgada, em São Miguel, em plena via pública e tendo como motivo a retaliação a um conflito anterior, decorrente do tráfico e consumo de estupefacientes.
Para concretização do crime, a suspeita, com 53 anos, atraiu a vítima, através de logro, para o local onde os restantes seis comparticipantes, com idades compreendidas entre os 23 e os 52 anos, esperavam. Com recurso a objetos de natureza corto-perfurante e contundente, surpreenderam a vítima, produzindo-lhe vários ferimentos na cabeça e tronco, alguns deles potencialmente letais, sendo que o resultado morte não ocorreu devido ao tempestivo socorro e encaminhamento para unidade hospitalar.
Na operação policial para a detenção dos sete suspeitos foram executadas seis buscas domiciliárias, resultando na recolha e apreensão de relevantes elementos de prova, bem como de droga sintética.
Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias competentes, tendo sido aplicadas como medidas de coação a prisão preventiva, a um deles, bem como a proibição de contactos ou aproximação à vítima e apresentações diárias no órgão de policia criminal do local de residência, a dois outros, ficando, os restantes quatro, sujeitos a medidas não privativas de liberdade.