Açoriano Oriental
Ordem distingue médico Dias Pereira nos 50 anos de carreira

José Dias Pereira, médico pneumologista e imunoalergologista, celebrou recentemente meio século de inscrição na Ordem dos Médicos. A sua carreira é marcada por uma dedicação à medicina e pelo seu contributo para a saúde pública

Ordem distingue médico Dias Pereira nos 50 anos de carreira

Autor: Ana Carvalho Melo

José Dias Pereira, médico pneumologista e imunoalergologista, recebeu a medalha que assinala os 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos, num evento de convívio e homenagem que decorreu no dia 15 de maio.

Na ocasião, o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Paulo Simões, destacou que este médico açoriano, assim como os seus colegas homenageados, iniciaram a sua carreira no ano da Revolução dos Cravos.

“Estes colegas têm o mesmo número de anos de inscrição na Ordem dos Médicos que a nossa revolução do 25 de Abril, é espantoso e percebemos a dimensão. São 50 anos de história de Portugal e cada um de vocês terá a sua história”, afirmou o dirigente, citado em nota da Ordem dos Médicos.

Também o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou esta iniciativa “um momento particularmente emotivo e carregado de simbolismo” e uma das mais importantes que a Ordem realiza anualmente, tratando-se de “uma passagem e não de um final”, na medida em que os médicos são “médicos toda a vida”.

José Dias Pereira iniciou a sua trajetória académica no campo da medicina ao ingressar no Curso de Medicina no Hospital de Santa Maria e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Procurando uma especialização mais aprofundada, concluiu o Curso de Saúde Pública no Instituto Ricardo Jorge em Lisboa, demonstrando um forte compromisso com a saúde comunitária e preventiva.

Após finalizar os seus estudos iniciais, Dias Pereira especializou-se em Pneumologia no Serviço de Pneumologia do Hospital de Santa Maria, Lisboa. Esta formação foi complementada por uma bolsa de estudos no Hospital Universitário de Sevilha, onde se dedicou à Imunoalergologia. Posteriormente, a sua procura  pelo conhecimento levou-o a ser bolseiro do Instituto British Council, para a realização do curso PhD em Imunoalergologia na Universidade de Londres.

Reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Médicos como especialista em Pneumologia e Imunoalergologia, Dias Pereira iniciou a sua carreira como Assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua competência e visão inovadora levaram-no a ser convidado pelo Governo Regional dos Açores para iniciar os Serviços de Pneumologia e Cuidados Intensivos em São Miguel. Coordenou estes serviços com excelência, tornando-se posteriormente Diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital do Divino Espírito Santo até à sua aposentação.

Para além da sua atuação clínica e académica, Dias Pereira desempenhou um papel significativo na formação de novos médicos como Membro da Comissão Nacional dos Internatos Médicos do Ministério da Saúde. A sua liderança e compromisso com a profissão médica levaram-no a ser presidente Executivo da Ordem dos Médicos/Açores, onde contribuiu para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços médicos na região.

Dias Pereira também atuou como Gestor Regional do Programa Regional de Saúde, onde implementou políticas de saúde pública e coordenou programas regionais de saúde. 

Mesmo após a sua aposentação oficial, continua a exercer a especialidade de Pneumologia, atendendo na Clínica de São Sebastião e no Hospital CUF. Além disso, trabalha em convenção com a Secretaria Regional da Saúde, proporcionando serviços de Pneumologia em Centros de Saúde sem hospital, garantindo que cuidados especializados estejam disponíveis em áreas carentes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.