Açoriano Oriental
Orçamento russo deficitário pela primeira vez em dez anos
O Orçamento de Estado para 2009 na Rússia será deficitário pela primeira vez nos últimos dez anos, anunciou hoje Arkadi Dvorkovitch, assessor do Presidente.

Orçamento russo deficitário pela primeira vez em dez anos

Autor: Lusa/AO Online
“O défice deve-se à queda dos preços do petróleo e o lógico será utilizar os recursos acumulados no Fundo de Reserva para cobri-lo”, assinalou Dvorkovitch e recordou que o citado fundo foi justamente criado para esse fim.

    O Fundo de Reserva foi criado pelo Governo russo para amealhar meios financeiros provenientes da exportação de petróleo e gás, numa altura em que os seus preços eram altos nos mercados internacionais, tendo acumulado mais de 400 mil milhões de dólares.

    O assessor de Dmitri Medvedev para assuntos económicos teve dificuldade em citar números concretos, mas o diário económico Vedomosti, citando fontes do Ministério das Finanças, escreve hoje que o défice poderá constituir 05 por cento do Produto Interno Bruto em 2009.

    Porém, segundo fontes do Ministério do Desenvolvimento Económico da Rússia, o défice deverá situar-se entre 03 e 06 pc do PIB.

    Arkadi Dvorkovitch não excluiu a possibilidade de o ser país ter de recorrer a meios financeiros externos para superar as consequências da crise financeira global.

    “Não se exclui a possibilidade teórica" de empréstimos, adimitiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados