Orçamento Participativo dos Açores com 39 projetos vencedores

Trinta e nove projetos, mais 10 do que em 2018, venceram a edição deste ano do Orçamento Participativo dos Açores, abrangendo áreas desde o Turismo à Inclusão Social, anunciou o Governo Regional.




As 39 propostas integram-se nas áreas temáticas do Turismo, com dois projetos, do Ambiente, com quatro, da Cultura, com sete, da Inclusão Social, com oito, e da Juventude, com 18 projetos, divididas por 13 no tema da Cidadania e cinco em Hábitos de Vida Saudável.

De âmbito ilha, registaram-se 35 propostas vencedoras, sendo duas da Graciosa, três de Santa Maria, três de São Jorge, três do Faial, três das Flores, quatro do Pico, quatro do Corvo, seis de São Miguel e sete da Terceira.

De âmbito regional, foram quatro as propostas vencedoras, das quais duas na Cultura, uma na Inclusão Social e uma na Juventude – tema Cidadania.

Na sessão de apresentação dos vencedores, em Ponta Delgada, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou que o Orçamento Participativo regional é uma "história de sucesso", com cada vez mais antepropostas apresentadas, pelo que está previsto um aumento das verbas para o projeto.

"O Orçamento Participativo dos Açores é uma história de sucesso, comprovável por diversos indicadores, desde logo o número de antepropostas apresentadas. Em 2019, já ultrapassámos a barreira das 550 antepropostas, quando, em 2018, tinham sido cerca de 320", declarou.

Se a nível nacional cerca de 1% da população votou no Orçamento Participativo, no caso da região o valor foi de 4%, destacou ainda Vasco Cordeiro.

No próximo ano, asseverou, vai ser reforçado o valor afeto a esta medida, assim como alargadas as áreas em que poderão ser apresentadas propostas.

Além disso, o Governo Regional decidiu reforçar, em cerca de 200 mil euros, a verba do Orçamento Participativo dos Açores 2019, "para que mais propostas das mais votadas pelos açorianos, em cada uma das ilhas, possam ser concretizadas".


PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês