Ribeira Grande

“Orçamento Participativo afirma-se cada vez mais como uma ferramenta útil”

A recuperação dos moinhos da Viola (Lomba da Maia), a construção de um Smart Park (Rabo de Peixe) e a adaptação de uma sala a Welcome Center da Zona Oriental do concelho da Ribeira Grande (Maia), são as propostas vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo promovido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.



Esta foi a edição mais participada de sempre, adianta nota de imprensa, que explica que a mesma ultrapassou os três mil votantes, sendo que cerca de 2600 munícipes votaram on-line e os restantes recorreram ao voto presencial nas sessões promovidas pela autarquia ao longo de todas as freguesias do concelho.


Na sessão pública de apresentação dos resultados, que contou com a presença dos promotores das propostas, o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, destacou que o "Orçamento Participativo tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta útil e necessária para que os munícipes possam ter voz ativa no que respeita à melhoria da qualidade de vida no concelho, oferecendo-lhes a oportunidade de participarem nos projetos a desenvolver.”


Qualquer uma das três propostas mais votadas apresenta um orçamento de 70 mil euros, o que perfaz o total previsto para o Orçamento Participativo, ou seja, 210 mil euros anuais, montante inscrito no orçamento camarário para 2019.


À semelhança dos anos anteriores, as freguesias rurais continuam a ter forte expressão no Orçamento Participativo. Este ano foi a vez da Lomba da Maia ter uma proposta vencedora, o que reflete “a capacidade dos proponentes em fazerem passar a mensagem relativamente à importância do projeto que defendem”, realçou Alexandre Gaudêncio, citado na mesma nota.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP