Autor: AO/Lusa
“É uma situação que será ponderada em conjunto com a minha equipa, mas existe esta intenção, já que entendo que os nordestenses têm que ficar esclarecidos sobre a atual dívida do executivo e sobre a gestão dos quatro anos”, disse António Miguel Soares.
O novo presidente deste município da ilha de São Miguel, eleito pelo PSD, sucede ao socialista Carlos Mendonça. A tomada de posse decorre na segunda-feira às 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa).
Em declarações à agência Lusa, António Miguel Soares sublinhou que a auditoria "não pretende ir à procura de algo que esteja menos bem".
“Será para limpar a responsabilidade das funções que vou assumir com a minha equipa e também para esclarecer os nordestenses de uma vez por todas sobre a situação financeira do município”, frisou.
Bancário de profissão, o autarca, de 44 anos, que desempenhou o cargo de presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, no mesmo concelho, assegurou que pretende desenvolver um mandato de grande proximidade aos munícipes, mantendo o foco na solidariedade social.
“Sou uma pessoa do povo, vou continuar a ter a mesma postura e vou continuar a andar pelo concelho no terreno onde vemos as reais necessidades. Estarei na câmara, no gabinete, quando assim for mesmo preciso, mas pretendo estar junto das pessoas e das famílias”, salientou.
António Miguel Soares sustentou que quer garantir políticas de apoio social aos mais desfavorecidos, num concelho onde "muitas famílias atravessam grandes dificuldades devido à falta de emprego".
“A minha primeira preocupação é dar continuidade aos programas sociais no concelho, selecionar os casos mais emergentes e tentar resolver de imediato estas situações mais urgentes”, acrescentou.
O presidente eleito da Câmara Municipal do Nordeste tem ainda como prioridades a área do turismo, salientando que quer voltar a dar outra dinâmica ao concelho.
“Somos o concelho mais florido, quero que os visitantes venham ao Nordeste ver as belezas naturais, mas também os nossos jardins”, referiu o autarca, garantindo uma aposta na reabilitação das vias municipais.
António Miguel Soares destacou ainda ser preciso preparar o concelho para as intempéries de inverno para "evitar prejuízos devido a falta de limpeza em ribeiras".